CONHEÇA PARÁ DE MINAS

CRISTO REDENTOR

O Cristo Redentor é um dos principais pontos turísticos de Pará de Minas. O monumento que hoje é tombado pelo patrimônio histórico municipal, foi inaugurado em 1963. A construção foi idealizada por Joaquim Xavier Vilaça, antigo morador da cidade. O coração tem uma história à parte. Ele foi feito a partir da fundição de talheres, copos e utensílios de alumínio doados pela população da cidade na época da construção, por isso, simboliza a presença de todos no coração de Cristo. O morro onde está o monumento é também um mirante, de onde se vê grande parte da cidade.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi inaugurado em abril de 1972 inspirado nas curvas da Igreja de São Francisco de Assis, que faz parte do complexo arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte. Foi erguido para substituir a antiga Matriz. A primeira, em estilo Barroco, foi parcialmente demolida em 1899. A segunda Matriz de Nossa Senhora da Piedade, inaugurada na passagem do século XIX para o XX, na noite de 31 de dezembro de 1900, em estilo Eclético, permaneceu até 1971. Hoje, símbolo da modernidade de Pará de Minas, o Santuário está em pleno centro da cidade e é também marco da fé dos pará-minenses. É ainda a sede da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, instituição com mais de 170 anos de história.

CASA DA CULTURA

A Casa da Cultura, que hoje é um imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico do município, teve a construção iniciada em 1922. A obra inaugurada em 1924 abrigou o Grande Hotel de Pará de Minas, que teria as atividades encerradas em 1928. No ano seguinte o prédio foi adquirido pelo Estado e foi sede de várias instituições de ensino, também serviu como Estação Rodoviária e teve outras funções entre as décadas de 50 e 80. Em 1984, o Estado doou o imóvel à Prefeitura de Pará de Minas, quando começou uma série de obras de restauração. Somente em 1993 ele foi inaugurado como Casa da Cultura. Hoje ela abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, a Biblioteca Pública Professor Mello Cançado e o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.

PARQUE DO BARIRI

O Parque do Bariri é um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade. Todos os dias o espaço recebe praticantes de esportes variados como caminhada, corrida, futsal, ciclismo e skateboard. O Bariri é ainda ponto de encontro de casais apaixonados que aproveitam as sombras das árvores para namorar e de crianças que se divertem no parquinho.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Tombada pelo Patrimônio Histórico do município, a Gruta fica no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, além de ser um local bastante visitado pelos fiéis católicos, é também um dos pontos turísticos do município. O interior da gruta possui uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que atrai devotos para fazer preces e agradecimentos por graças alcançadas.

MUSEU HISTÓRICO, DOCUMENTAL, FOTOGRÁFICO E DE SOM

A casa onde funciona o Museu, é considerada a primeira construção erguida nas terras onde hoje é Pará de Minas. O imóvel que hoje é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, foi residência de Manoel Batista, o “Pato-Fofo”, que segundo a tradição teria sido o primeiro morador. O Museu possui acervo de objetos e mobiliários históricos e artísticos, além de documentos que contam a história do município.

PATRONATO – INSTITUTO CORONEL BENJAMIM FERREIRA GUIMARÃES

O Instituto Coronel Benjamim Ferreira Guimarães, chamado de Patronato, é uma instituição de ensino pertencente a Congregação Salesiana. A construção do imóvel aconteceu na década de 1940 com o objetivo de ser uma escola agrícola e de formação profissional. Hoje o Patronato abriga o Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio. Oferece a comunidade um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes no horário contrário ao da escola.

PARQUE ALFRED – GRUTA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

O Parque Alfred, também conhecido como Gruta Nossa Senhora de Fátima, fica na Rua Diamantina no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Segundo alguns moradores, o espaço era anteriormente utilizado como um depósito, caracterizado como um lixão. Hoje, graças ao trabalho e colaboração da comunidade, da Prefeitura de Pará de Minas e da Associação Ama Pangeia o parque se tornou atrativo turístico da cidade.

ASILO PADRE JOSÉ PEREIRA COELHO

Asilo Padre José Pereira Coelho, inaugurado em 1º de maio de 1951, foi por muitos anos um abrigo para meninas órfãs e abandonadas. O imóvel tombado como Patrimônio Histórico do município, abriga a Faculdade de Pará de Minas. A construção é composta também pela Capela de São Geraldo.

ESCOLA ESTADUAL FERNANDO OTÁVIO

O prédio onde hoje funciona a maior escola de Pará de Minas, teve a construção concluída em 1943. No início, abrigava o Ginásio São Francisco, um internato para meninos. Em 1967 passou a ser o Ginásio Estadual Fernando Otávio e em 1974 recebeu o nome Escola Estadual Fernando Otávio. Hoje o imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico do município.

ESCOLA MUNICIPAL DE ARTES E OFÍCIOS RAIMUNDO NOGUEIRA DE FARIA – SICA

A escola que ajuda a formar e a despertar o talento dos pará-minenses nas artes plásticas, pinturas, cerâmicas, recebeu este nome em homenagem a Raimundo Nogueira de Faria, mais conhecido como “Sica”, artista famoso no Município que se destacou como escultor e ceramista. A escola oferece cursos gratuitos de várias técnicas da arte. O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.