CENTRO DE EQUOTERAPIA FERNANDO MELO FRANCO

A alegria do pequeno Miguel recebendo seu tratamento semanal.

O Centro de Equoterapia “Fernando Mello Franco – Fernando Boiadeiro”, é um serviço da Prefeitura de Pará de Minas que transforma a vida de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência que limita os movimentos do corpo. Pessoas que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou que tem Síndrome de Down, Autismo e Esquizofrenia, por exemplo, tem a oportunidade de melhorar a qualidade de vida por meio da terapia com cavalos.

As famílias não pagam nada para se beneficiar da equoterapia, a Prefeitura de Pará de Minas mantém 100% do serviço. Hoje são atendidos 65 pacientes, mas desde que foi criado, em 2015, mais de 100 pessoas passaram pelo pelo Centro de Equoterapia. São mais de 260 atendimentos mensais.

O que acontece no corpo e no cérebro quando a pessoa monta?

Júlia Vitória, de 13 anos, iniciando seu tratamento.

O passo do cavalo transmite ao praticante uma série de movimentos sequenciados e simultâneos que são os mesmos que o ser humano faz quando anda.

Os ajustes corporais automáticos que o praticante faz para se adaptar ao movimento do cavalo geram impulsos nervosos que percorrem a coluna.

As informações sensoriais recebidas caminham pela medula espinhal até o sistema nervoso central, gerando estímulos no cérebro para a realização de novas sinapses.

O trabalho realizado no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz é constantemente elogiado por médicos que tem a evolução no quadro dos pacientes como resultado.

Uma das grandes vantagens da equoterapia, é aliar o tratamento físico ao psicológico. O método promove uma melhora do tônus muscular dos pacientes, trazendo equilíbrio na hora de se locomover, além de benefícios psicológicos e afetivos. A terapia é recomendada para crianças a partir de dois anos, especialmente para casos de paralisia cerebral, síndrome de down, acidente vascular cerebral – AVC – traumas, autismo, deficit de atenção, estresse, síndrome de pânico, esquizofrenia, entre outros.