GRUPO DE PRODUÇÃO DE CERÂMICA

O sagrado coração de Jesus sendo finalizado pelo Professor Wagner Vasconcelos.

Dentre as ações empreendidas para a reestruturação da Escola Municipal de Artes e ofícios Sica, a reativação do Grupo de Produção de Cerâmica destaca-se como ação em favor da prospecção de novos talentos e do incentivo à produção ceramista no Município. Atualmente com 13 integrantes, o grupo confecciona peças decorativas e utilitárias em encontros realizados às quintas-feiras, das 13 às 17 horas, na própria Escola de Artes.

O professor coordenador, além de participar da produção, atua como orientador do trabalho a ser realizado e controlador da qualidade. O produto final é identificado com a sigla GP (Grupo de Produção) e com o nome do artesão que o modelou. Depois de queimado e etiquetado, está pronto para ser exposto e comercializado. A Escola de Artes entra com todos os recursos necessários ao projeto, como o fornecimento da argila, o forno para queima, o espaço físico e o coordenador. O produto final pertence à Escola que também é responsável pela sua exposição e comercialização, tendo cada parte 50% sobre a venda das peças.

São Francisco produzido pela Professora Eloísa Xavier.

HISTÓRIA

O Grupo de Produção de Cerâmica foi criado em 1999, pela Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica, com o objetivo de reunir professores e ex-alunos convidados a partir das oficinas de cerâmica oferecidas pela Escola, visando o desenvolvimento de peças modelas em argila. Composto por 6 integrantes, o grupo nasceu com o objetivo de reunir professores e ex-alunos convidados a partir das oficinas de cerâmica oferecidas pela Escola, visando o desenvolvimento de peças modeladas em argila. Com isto a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e da própria Escola estabeleceria um canal de promoção e incentivo à crescente e promissora produção da arte ceramista no município.

Ao longo desses 18 anos, o projeto teve momentos de significativa produção e projeção, como a confecção de um forno artesanal para queima sob orientação do professor Iuri Chachan de Belo Horizonte, a produção de peças decorativas em grandes formatos e de vasos sob encomenda, posteriormente pintados para exportação.

Exposições em Pará de Minas e em outros municípios, como no Festival de Cultura de Itapecerica, no Salão Nacional de Artesanato em Belo Horizonte e no Centro de Artes de Divinópolis são exemplos do sucesso alcançado pelo Grupo.

O trabalho realizado pelo Grupo de Produção contribuiu na fundamentação do dossiê para tombamento em 2010 da Arte Ceramista de Pará de Minas, como Bem Imaterial do Patrimônio Cultural local, tendo sido este um grande passo na valorização desta arte no município.