
Há mais de 6 anos trabalho semelhante não era realizado.
A Prefeitura de Pará de Minas realiza o desassoreamento do trecho do Ribeirão Paciência entre a Rua Raimundo Menezes, no bairro São Luís e o Açude do Roncador, no Dom Bosco. O objetivo é prevenir problemas de alagamento, comuns no período chuvoso, e acabar com os pernilongos que infestaram a cidade nas últimas semanas. “O acúmulo de lixo no leito do ribeirão formou pequenas lagoas que alteram o fluxo de água e dificultam o trabalho da equipe de Vigilância Sanitária que não consegue solucionar o problema. Portanto, envolvendo parcerias com a ARSAP, Águas de Pará de Minas, a Prefeitura e o Ministério Público, nós realizamos o desassoreamento do Ribeirão Paciência. A iniciativa vai minimizar a infestação de pernilongos”, explicou o prefeito Elias Diniz.
Outra frente de trabalho está no trecho do Ribeirão na Rua Doutor Higino, atrás da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica, onde é construído um gabião. De acordo com Elias Diniz, a estrutura tem o objetivo de diminuir os problemas causados pela erosão e evitar o comprometimento da rua. “A água estava comprometendo não só o passeio, colocando em risco as pessoas, mas os veículos pesados que passam pela rua. Nós estamos resolvendo esse problema com a construção dos gabiões. Daremos continuidade a esse projeto, fazendo o desassoreamento até próximo a Plena Alimentos e no outro sentido, próximo ao SENAI”, disse Elias.
Outro problema comum, que piora a situação do Ribeirão é o acúmulo de lixo nas margens e no leito. “A gente encontra cobertores, cômodas, televisores e até geladeiras dentro do córrego. Além disso, o entulho colocado nas ruas, entope os bueiros, polui os mananciais. Isso é prejudicial pra nós mesmos”, alertou o Vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Zezé Porfírio.