
Reunião técnica fortaleceu trabalho em equipe.
Desenvolver a capacidade de convívio e fortalecer a família em vulnerabilidade social por meio de trabalho em equipe foi o tema da reunião técnica de fortalecimentos de vínculos do Programa Municipal de Atendimento Familiar – PROMAF, que aconteceu na manhã de 24 de novembro, no núcleo em funcionamento no Curumim, localizado no bairro JK.
Os PROMAF’s atualmente atendem a cerca de 800 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em sete núcleos na cidade. O programa trabalha o fortalecimento de convivência social e familiar, a partir de atividades relacionadas ao direito, à participação cidadã e à boa convivência, desenvolvendo o potencial e a autoestima dos socioeducandos.
Tais de Lima, orientadora pedagógica do PROMAF conta que os temas abordados são sempre voltados para a conscientização do significado do bom relacionamento, trazendo a integridade para os socioeducandos. “Promovemos brincadeiras, dinâmicas, passeios e trabalhos com arte, abordando assuntos como bullying, preconceito, respeito, prevenção às drogas e conceitos voltados para o lado social, trazendo-os de volta para um convívio saudável”, explica.
Elisabete Carla Moreira, coordenadora pedagógica do Promaf, ressalta que o objetivo é fortalecer os socioeducandos, para que eles sejam agentes transformadores na família e ampliem seus potenciais de afetividade e autoestima. “Priorizamos a prevenção, para que eles não se afastem das drogas e da criminalidade. Queremos devolver a dignidade para essas crianças, que, por muitas vezes passam por situações traumáticas”, disse.