O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Pará de Minas realizaram no dia 10 de abril a 11ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sus. “A população teve o direito de participar e buscar conhecer como funciona o sistema de saúde no município. Foi uma oportunidade para os participantes fazerem algumas propostas de melhorias que todos almejam para o processo de atendimento e humanização”, disse Flávio Medina, Presidente Conselho Municipal de Saúde.
“É nessa conferência que a gente discute o que realmente acontece na ponta, lá com o usuário que precisa desse serviço de saúde. A proposta desse evento é a gente discutir como está sendo aplicado o dinheiro da saúde, se ele tem atendido a população, quais são as falhas do setor, o que pode ser melhorado e como atender melhor a população”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte.
Trabalhadores do setor de saúde e assistência social compuseram a maioria do público que participou da conferência. Eles puderam trocar informações e saber mais sobre um dos principais desafios do Sus nos dias de hoje: o financiamento das políticas públicas de saúde. “Sem recurso financeiro a gente não consegue efetivar as políticas. Vemos que o Estado e a União não fazem os repasses há muito tempo, então fica sobrecarregando os municípios. O Sus no papel é muito bonito, mas na hora de implementá-lo existem muitos desafios”, disse Neide Maria de Almeida, Secretária Executiva Conselho Municipal de Saúde.