Live “Nós, o povo de Pará de Minas” foi o ponto alto da festa.
Em 2020, o aniversário de Pará de Minas foi comemorado de uma forma diferente, sem o tradicional desfile cívico e festas na praça. O distanciamento social imposto pelo combate à transmissão do coronavírus, exigiu a adaptação à nova realidade.
No dia 20 de setembro as comemorações começaram cedo com a celebração de uma missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Todas as medidas de segurança já aplicadas no novo cotidiano da Igreja foram seguidos, como higienização das mãos, uso obrigatório de máscara e limitação no número de fiéis.
Logo depois da cerimônia religiosa, um número restrito de pessoas se reuniu em frente a sede da Prefeitura para uma sessão cívica. Os 161 anos de emancipação político-administrativa de Pará de Minas foram celebrados com hasteamento das bandeiras e apresentação dos hinos Nacional e de Pará de Minas pelo músico Samuel Lopes. “Uma comemoração atípica, com número muito restrito de pessoas, mas tudo foi feito com muito amor e carinho para celebrar essa data, não podíamos deixar passar em branco”, disse o Procurador Geral do Município Hernando Fernandes, orador oficial da cerimônia.
À noite, os 161 anos de Pará de Minas foram marcados por uma homenagem feita por pessoas que nasceram ou moram na cidade. A live “Nós, o Povo de Pará de Minas”, transmitida pelo Youtube, reuniu empresários, personalidades, artistas, profissionais liberais, trabalhadores dos mais diversos segmentos, estudantes, digital influencers e outros representantes da comunidade. Foram três horas de momentos especiais que ficarão marcados na história da cidade.