![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/capa-10.jpg)
Servidoras representam Pará de Minas na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social
“Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social” foi tema de debate.
Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizada a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento aconteceu em Contagem e abordou o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”. A conferência teve como principal eixo, dentre os assuntos abordados, a discussão sobre a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) frente aos impactos da crise financeira da União, estados e municípios.
Franciele de Lima, Coordenadora do CRAS Renê Vieira Leitão, Denise Alencar Donisete de Castro, Assistente Social e Edelma Silva Lopes Duarte, representante da Sociedade Civil, representaram Pará de Minas no evento.
Foi uma oportunidade para as representantes de Pará de Minas de avaliarem as políticas nacional e estadual do ponto de vista da garantia de direitos, uma vez que alguns já foram perdidos e outros estão sendo ameaçados, bem como pensar a política pública que só pode se concretizar com financiamento público e participação social. “Esse é o momento para a defesa do Suas. Nos debates foi destacado que precisamos mobilizar os usuários, os trabalhadores, a sociedade civil, seus fóruns e movimentos para ampliar o alcance de suas ações na defesa e manutenção das conquistas alcançadas, combatendo os retrocessos que penalizem principalmente os usuários”, disse Denise Alencar.
“Nos eixos entre os desafios foram destacadas a importância do repasse regular e automático dos recursos estaduais e federais; a importância da rede socioassistencial de serviços e da melhoria no fluxo com sistema de justiça, que muitas vezes demandam serviços fora do rol de atribuições da Assistência Social. Outro ponto ressaltado foi a importância da participação dos usuários e dos movimentos sociais para o aprimoramento dos serviços e da valorização dos trabalhadores do Suas”, ressaltou Franciele de Lima.
Várias propostas tratadas na Conferência Municipal de Pará de Minas foram aprovadas e serão apresentadas na Conferência Democrática Nacional na próxima semana.