Atendimentos odontológicos para pessoas com deficiência serão ampliados no município.
A saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado neste sábado, 20, ressalta a importância da população manter os devidos cuidados com a saúde dos dentes.
A má higienização bucal pode levar ao aparecimento de várias doenças, como cáries e gengivite. De acordo com Ana Paula Pereira Maia, Técnica em Saúde Bucal, a visita ao dentista é fundamental em todas as fases da vida.
“A gente orienta as gestantes sobre os cuidados com a saúde bucal dos bebês desde o nascimento do primeiro dente e essa atenção deve permanecer até a terceira idade, mesmo que os idosos não tenham mais os dentes. Fazer avaliação da prótese dentária, olhar se há alguma lesão na gengiva. Por isso é importante visitar o dentista regularmente”, disse Ana Paula.
A Dentista Marina Campolina é responsável pelo atendimento odontológico de pessoas com deficiência. Segundo ela, esse serviço que hoje é prestado apenas aos pacientes referenciados nas Unidades Básicas de Saúde, em breve será ampliado ao CER – Centro Especializado em Reabilitação.
“Em uma reunião realizada em dezembro de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas solicitou a ampliação do serviço através da adesão à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Esse serviço já é realizado no município com o atendimento de 20 horas semanais, com a liberação do estado, será ampliado para 40 horas”, explicou Marina.
Após o início da pandemia, por determinação dos órgãos reguladores do SUS (MS, SES/MG CFO e CRO-MG), apenas os procedimentos de urgência, emergência e atendimento inadiáveis estão sendo realizados. Como por exemplo: edemas, abcessos, fraturas de próteses e restaurações, entre outras situações que estejam causando dor.
Como a população pode acessar os serviços?
A Atenção Primária é a porta de entrada para os serviços ofertados pelo SUS. Dessa forma, para realizar algum procedimento, o usuário deve se dirigir à UBS a que pertence (onde é cadastrado). Caso a continuidade do serviço não possa ser realizada na unidade, o profissional responsável pelo atendimento o encaminhará para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (37) 3233-5832.