A inclusão de motoristas de transporte coletivo e caminhoneiros no público alvo é a novidade desta etapa
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa em Pará de Minas na próxima sexta-feira, 17 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada das vacinas para distribuí-las na Policlínica e nas 23 unidades básicas de saúde de sua rede.
Nessa etapa da campanha, deverão ser imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais das forças de segurança, salvamento e portadores de doenças crônicas. Por determinação do Ministério da Saúde, duas categorias foram incluídas nessa fase da vacinação: os caminhoneiros e os motoristas do transporte coletivo de passageiros.
É necessária a apresentação do Cartão de Vacinação por todas as pessoas, no momento da imunização. Para os doentes crônicos, é necessária ainda a receita médica que comprove a comorbidade. Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo deverão apresentar também a Carteira Nacional de Habilitação, das categorias C, D e E.
A Coordenadora do Setor de Imunização, Érica Regina da Silva, explica que a, exemplo do que ocorreu na primeira fase da campanha, quando foram vacinados os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde, agora, também serão liberadas pela Gerência Regional de Saúde apenas remessas semanais de vacinas, com quantitativos reduzidos. Para evitar deslocamentos desnecessários, ela orienta as pessoas fazerem contato telefônico com as UBSs ou com a Policlínica para saberem se há disponibilidade da vacina. Segundo Érica, tanto nos postos de vacinação da Policlínica quanto nos das UBSs serão tomadas medidas especiais para evitar a aglomeração de pessoas e evitar a propagação do coronavírus. “A partir das 7 horas, iniciaremos a distribuição de senhas para as pessoas que estiverem aguardando, conforme a quantidade de doses de cada sala de vacina”, ressalta.