Importância do trabalho do ACS foi reconhecida por meio de homenagem preparada pela Secretaria de Saúde.
O Dia do Agente Comunitário de Saúde, 4 de outubro, foi comemorado em Pará de Minas com uma homenagem preparada pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles se reuniram no auditório do Sindicato Rural, onde tomaram um café da manhã especial, ouviram as palavras de agradecimento do Prefeito Elias Diniz e dos Secretários Wagner Magesty e Flávio Medina. Os profissionais, considerados o principal elo entre a comunidade e os serviços de saúde, também assistiram a uma palestra motivacional com o ator Rony Morais.
O Agente Comunitário de Saúde tem papel educativo, social e de promoção da saúde. É o profissional que está dentro das casas conversando, orientando e servindo de ponte entre as famílias de Pará de Minas e os serviços de saúde que são direito da comunidade. “O ACS é uma peça fundamental na saúde pública de Pará de Minas. O trabalho deles é de uma importância tão grande que é difícil até de expressar, por isso preparamos esse momento especial. Esse profissional é o responsável por trazer informações muito importantes para a equipe de saúde da família”, disse Ana Carolina Campolina, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária.
Em Pará de Minas, são 130 Agentes Comunitários de Saúde que estão todos os dias, de casa em casa, conhecendo um pouco mais sobre as demandas de cada família. “Com o trabalho desses profissionais podemos enxergar ainda mais a realidade de todas as famílias. Com isso, podemos trabalhar de forma preventiva, garantindo um melhor atendimento e mais qualidade de vida para a população. 4 de outubro também é dia de São Francisco de Assis. Desejo que, inspirados na simplicidade e na humildade dele, todos nossos agentes possam continuar sendo esse elo com a população, fazendo com que possamos atender cada dia mais e melhor”, disse o Prefeito Elias Diniz.
Cléia Helena de Oliveira, Agente Comunitária de Saúde, trabalha no PSF Caic, na região do bairro Santa Edwiges. Ela também falou da importância do trabalho do ACS para a saúde de Pará de Minas. “O nosso trabalho é de fundamental importância. Com ele, nós conseguimos ajudar e descobrir o que a população está precisando em relação à saúde. Temos também a oportunidade de perceber situações difíceis, especialmente com crianças, idosos e gestantes. Então, nosso trabalho agrega inúmeras mudanças e formas de ajudar as pessoas”, disse.