Exposição reunirá trabalhos em argila, pedra, madeira e pinturas em tela.
A arte de Eloísa Xavier em retrospectiva é a exposição que será aberta na Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica nesta quinta-feira, 22 de março, às 17h30. A mostra reunirá trabalhos em argila, pedra, madeira e com raízes, além de pinturas em tela da artista, ao longo dos últimos 29 anos. “Vou apresentar um pouco do meu trabalho, desde quando comecei aqui na Escola de Arte”, explicou.
Com apenas três meses de trabalho na Escola de Artes, Eloísa passou a auxiliar o artista plástico Raimundo Nogueira de Faria, o Sica, um dos idealizadores da Escola, que rapidamente reconheceu os seus dons artísticos. Auxiliando-o por três anos, Eloísa deu continuidade ao trabalho de Sica, após seu falecimento. Nos 24 anos que se seguiram, atuou como professora da Escola de Artes, onde também integrou o Grupo de Produção de Cerâmica e conquistou o reconhecimento pela qualidade de seu trabalho.
Dona de um estilo único, dá alma às peças que confecciona com as mãos abençoadas que buscam na natureza elementos para suas esculturas, como argilas, raízes, troncos e pigmentos naturais. “Suas imagens de São Francisco, faltam rezar”, conta uma admiradora de seu trabalho.
Do alto de sua simplicidade, revela: “Sica me passou seu legado e eu tenho certeza de que aqui plantei muitas sementes. Espero que deem bons frutos”, comentou emocionada. Certamente, quem for até a Escola de Artes conferir a exposição, terá a oportunidade de apreciar a riqueza de seu trabalho, uma referência da arte pará-minense.
A abertura da exposição A arte de Eloísa Xavier em retrospectiva contará com a participação do pianista Rodrigo Dutra. A mostra permanecerá aberta até o dia 26 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica (Rua Dr. Higino, s/nº). Agendamentos de visitação em grupos podem ser feitos pelo telefone 3231-7789.