Livro vai contar a vida do religioso por meio de fatos históricos, comprovados por documentos e muita pesquisa.
A biografia de Padre Libério, religioso considerado santo por muitos católicos da região centro-oeste de Minas Gerais, será contada de uma forma diferente, com registros historiográficos ainda desconhecidos por muita gente.
O escritor pará-minense José Roberto Pereira é autor de “O Servo Fiel – A fascinante biografia de Padre Libério Rodrigues Moreira – o Padre Libério”.O livro será lançado nesta quarta-feira, 8 de maio, às 20 horas em um evento na Casa da Cultura em Pará de Minas.
A pesquisa teve a parceria do historiador Alaércio Antônio Delfino. Eles foram atrás de documentos registrados em todos os lugares por onde o religioso passou. O trabalho de consulta de arquivos cartoriais, livros e jornais é o diferencial do livro. José Roberto trabalhou, inclusive, com a anuência da Diocese de Divinópolis. “O Servo Fiel” agora vai integrar o processo de beatificação de Padre Libério. “A anuência da Diocese de Divinópolis, por meio do Bispo Dom José Carlos Souza Santos, foi fundamental para o êxito desse trabalho, pois possibilitou o acesso a documentações esquecidas em gavetas e arquivos de igrejas onde Padre Libério Rodrigues foi vigário. A contribuição de Padre Adelmo Sérgio Gomes e da pesquisadora da Diocese Erivelta Diniz, foi de suma importância pois ampliaram perguntas sobre a vida do religioso que só os documentos poderiam responder”, disse José Roberto.
O livro traz revelações como “um acontecimento que se tornou dramático durante a vida do Padre Libério Rodrigues foi sua luta para reunir a família, formada pela mãe dona Francisca, Maria, a irmã caçula e Antônio, o irmão mais velho. Ele levou anos de sua vida para conseguir agrupar o núcleo familiar devido uma difícil condição financeira. E quando reencontro acontece, uma tragédia se abateu sobre eles”, contou o autor.
A nova biografia de Padre Libério também será lançada em Divinópolis, no dia 9, às 9 horas na Livraria João Paulo II, na sexta-feira 10 de maio, às 20 horas no Salão da Igreja de Nossa Senhora do Pilar em Pitangui e no dia 17, às 20 horas no Espaço Cultural de Itaúna. Em Leandro Ferreira, o livro será lançado no dia 21 às 8 horas na Escola Estadual Coronel Antônio Corrêa e em Mateus Leme no Salão Paroquial no dia 23 às 19h30.
A publicação é feita por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o apoio cultural da Lev Termoplásticos.