Apresentação do grupo do Bairro Santos Dumont marcará o encerramento da programação natalina da Programa.
A convite da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, a Folia de Reis Santo Antônio, do bairro Santos Dumont, se apresenta neste sábado, 5 de janeiro, às 10 horas, na Casa de Cultura, em comemoração ao Dia de Reis. A cerimônia também marcará o encerramento da programação natalina, com a desmontagem do presépio de autoria do artista João Batista Leite, que já foi visitado por cerca de 4 mil pessoas, desde o dia 3 de dezembro.
“Vamos reviver a tradição da desmontagem do presépio após a passagem dos Reis Magos. As pessoas ficaram encantadas com a beleza das suas 700 peças e com a riqueza de detalhes, incluindo os dioramas, que é um tipo de estruturação de presépios vinda da Europa, que conta com um cenário do local onde Jesus Cristo nasceu e também onde Nossa Senhora viveu com São José”, destacou o Assessor de Cultura, José Roberto Pereira. De acordo com ele, o presépio montado na Casa da Cultura emocionou e encantou muitas pessoas. “Ele traz sutilezas e referências do nosso dia a dia que nos levam à identificação com esse cenário natalino e à reflexão sobre nós mesmos”, afirmou.
A apresentação da Folia de Reis Santo Antônio está sendo preparada pela Embaixadora do grupo, Dona Terezinha Alves Duarte, responsável por toda a organização da folia, que segue a tradição iniciada há muitos anos pelos seus pais. “Todo o nosso grupo virá até a Casa da Cultura, trazendo os três Reis Magos e a Bandeira da Sagrada Família. Cantaremos versos no presépio e será feita a oferta ao Menino Jesus. É coisa simples e humilde, mas de coração”, contou.
História
A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Também considerada de caráter folclórico, ela é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos Belchior, Baltazar e Gaspar e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.
Alguns aspectos tradicionais da Folia de Reis foram trazidos para o Brasil no final do período colonial, provavelmente no começo do século XIX, pelos portugueses. Porém, de acordo com estudiosos da cultura popular, esta festa tem sua origem na Espanha.
A porta de entrada foi o nordeste brasileiro. Porém, em nosso país a Folia de Reis ganhou traços culturais particulares, incorporando aspectos da cultura brasileira. Um destes exemplos está presente na música, com a presença das batidas típicas dos tambores africanos. Vale dizer também que a Folia de Reis possui traços particulares em cada região do Brasil.
Principais personagens da Folia de Reis
– Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.
– Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.
– Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.
– Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.
– Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampas.
– Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da “tirada da bandeira”.
– Banda musical: músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta.