Para os profissionais que atuam na linha de frente ao combate a endemias no município foram disponibilizados 50 doses da vacina, que dá mais segurança ao agentes nos trabalhos realizados com visitas.
Nesta semana, os agentes comunitários de endemias (ACEs), que atuam na prevenção de doenças como a dengue, foram imunizados contra a Covid-19, conforme prevê o Plano de Contingência para Vacinação contra a doença. Mais segurança para esses profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus e também para a população, que pode recebê-los para as inspeções domiciliares contra o aedes aegypti.
Mesmo em meio a uma pandemia, a Prefeitura não deixou de promover ações de combate à dengue. Entretanto, 97% dos focos do mosquito transmissor estão dentro das casas, por isso a necessidade da inspeção do agente comunitário de endemias.
Segundo a agente Lorraine Cristina, a vacina veio para complementar essa prevenção à Covid-19, e é uma tranquilidade a mais saber que estão imunizados. “Não só a vacinação, mas também os cuidados primários, como o uso de água para mãos, sabão, álcool, luvas e máscaras. Nós ajudamos e auxiliamos nos cuidados de saúde do cidadão paraminense, seja orientando, realizando trabalho nos imóveis, isso é um avanço para todos nós da linha de frente da área da saúde”, afirma.
Foram disponibilizadas 50 doses para os ACEs. A coordenadora de vacinação no município, Érica Regina da Silva, reforça a importância do dia: “Essas doses são devido à grande importância desses profissionais que estão no dia a dia em casas fazendo visitas, vigilâncias”.