Busca por focos da dengue em residências não inspecionadas será realizada em horário especial a partir da próxima segunda
A Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, uma semana de resgate de visitas domiciliares de Agentes de Combate a Endemias. Eles retornarão a imóveis cujos moradores não foram encontrados durante inspeções realizadas, visando ao combate à dengue. As visitas dos agentes serão feitas em horário atípico: a partir das 16 horas.
A Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Carolina Campolina, diz que é importante que as pessoas saibam da ação, pois elas podem estranhar a presença dos agentes fora do horário habitual de trabalho deles, que é das 7 às 16 horas. Além disso, esse horário habitual muitas vezes coincide com o período em que as pessoas não estão em suas casas por estarem trabalhando.
“Às vezes, não conseguimos fazer o trabalho de prevenção pelo fato da pessoa estar ausente, e não por uma recusa em permitir a entrada do agente. Então, sempre programamos essa operação de resgate nos fechamentos de ciclo”, afirma.
Segundo a Gerente de Vigilância em Saúde, é importante manter as visitas em dia, para verificar se existe na residência algum foco do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A preocupação da Vigilância é maior agora, devido à proximidade do período de chuvas. “É um trabalho que não pode parar. Mesmo com a pandemia, a dengue continua aí e é uma ameaça”.
Ana Carolina reforça ainda que os moradores podem ficar tranquilos quanto aos cuidados tomados pelos agentes em relação à Covid-19, já que todos foram devidamente capacitados e utilizarão equipamentos de segurança. “Os agentes tiveram prioridade na vacinação e estão fazendo o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A orientação é para que eles fiquem na parte externa das casas, mantendo o distanciamento”, completa.