Ações de vigilância, prevenção e controle de doenças serão reforçadas pelos novos itens
Na tarde desta sexta-feira, 23 de março, os 70 Agentes de Combates às Endemias de Pará de Minas receberam os novos uniformes que utilizarão no dia a dia, realizando atividades de promoção à saúde. A entrega dos kits aconteceu no salão pastoral do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e contou com a participação do Prefeito Elias Diniz, do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte, do Gerente de Endemias, Adilson José Batista, e de membros do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue.
Os kits compostos por uma calça comprida, duas camisas de manga curta, uma camisa de manga longa, um par de botas e bolsa são de uso individual dos agentes. O uniforme visa a proteção contra riscos que ameaçam a saúde e a segurança dos agentes, além de facilitar a identificação desses servidores, que visitam residências e empresas de Pará de Minas, no trabalho de combate à dengue e outras doenças.
Os Agentes de Combate às Endemias desenvolvem ações de vigilância, prevenção e controle de doenças. Dentre suas atribuições legais, incluem-se a conscientização da população e a vistoria de imóveis e logradouros para a eliminação de vetores causadores de doenças, como a dengue, chikungunya, febre amarela e o zika vírus. Daí, sua grande importância para a saúde pública.
“A Prefeitura tem a obrigação de oferecer os materiais adequados para que os Agentes de Combate às Endemias realizem seu trabalho”, ressaltou o Prefeito Elias Diniz. “Esses servidores têm a missão de prevenir muitas doenças. Eles fazem um importante trabalho e merecem o nosso reconhecimento e também o apoio da população. Pará de Minas tem uma área de 550 quilômetros quadrados e os agentes não conseguem fazer esse trabalho sozinho. Temos que compartilhar essa responsabilidade com a sociedade”, acrescentou o Prefeito. Elias Diniz ressaltou ainda que, apesar do alto índice de infestação apontado pelo LIRAa, a cidade não teve uma epidemia de dengue, graças ao trabalho intenso de combate ao mosquito feito pela Secretaria Municipal de Saúde. Paulo Duarte, Secretário Municipal de Saúde, lembrou que os uniformes facilitarão a identificação dos agentes pela população, que deve recebê-los bem em casa, para que eles vistoriem os imóveis, mantendo as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti longe de Pará de Minas. Essa também é a visão de Adilson José Batista, Gerente de Combate às Endemias. “É um uniforme da própria administração. Acredito que isso fará a população confiar mais no profissional de saúde e abrir as portas para fazermos as visitas que são necessárias”, disse Adilson José Batista. Débora Cristina Rezende, Agente de Combate às Endemias, aprovou o novo uniforme. “Achei muito bonito. É importante que a população saiba que ele mudou, para facilitar nosso trabalho”, afirmou.