Prefeitura de Pará de Minas implanta programa para incentivar o consumo da merenda oferecida nas unidades educacionais.
Na Rede Municipal de Ensino de Pará de Minas, o objetivo da merenda vai além de matar a fome da criançada. E olha que na idade escolar eles não param quietos. Nas escolas, CMEIS e creches mantidos pela Prefeitura, a alimentação tem o papel de contribuir para o desenvolvimento, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Todo o cardápio é preparado por uma equipe de nutricionistas. Todos os dias são servidas mais de 15 mil refeições variadas nas unidades educacionais.
No ano passado, a Rede Municipal de Ensino começou a implantar um novo programa de alimentação nas creches e CMEIS. Agora, os alunos da educação infantil só podem levar de casa frutas e sucos. Assim, todos podem comer a merenda gostosa e balanceada preparada na cantina. “Em 2017, a gente veio acompanhando todo o processo de alimentação escolar nos CMEIs e observamos que, em muitos deles, as crianças traziam de casa muitos alimentos industrializados como bolinhos, achocolatados, sucos de caixinha e etc. Preocupados com a saúde das crianças, nós lançamos uma proposta para trabalhar com os pais a conduta de não enviar mais esse tipo de alimento para a escola. Deu muito certo, grande parte já aderiu”, disse a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Anna Paula Pena.
No começo, algumas famílias ficaram receosas com a ideia de não mandar mais a merenda de casa. Mas, aos poucos, os pais foram vendo que deu certo. Agora, a maioria das crianças faz a refeição preparada na cantina. Foi assim com a família da Chrissiane Laurentis, mãe do David, de quatro anos. “Achei muito importante porque acabou incentivando ele a ter uma alimentação mais saudável. É muito melhor ao vir para escola, em vez de trazer um pacote de bolacha, aprender a comer um alimento correto, adequado e balanceado”, disse.
No Pré-escolar Municipal Maria Tereza Diniz Brochado, conhecido como Abelhinha Dourada, por volta do meio-dia, Lucimara Cristina de Assis, cantineira da escola, começa a preparar a merenda do turno da tarde. Todos os passos do Procedimento Operacional Padronizado, implantado pela Prefeitura de Pará de Minas, são seguidos à risca. Tudo isso é para garantir a qualidade dos alimentos servidos diariamente às crianças. “A preparação da merenda escolar é feita com muito carinho, pensando sempre em agradar as crianças. Há uma certa resistência deles quanto aos legumes. Então, a gente tenta ao máximo do jeito que eles comam direitinho. O pagamento disso é ver a carinha deles felizes e chegarem pra gente falando que a merenda estava gostosa”, disse orgulhosa a cozinheira.
Quem tem restrição alimentar também tem um cuidado especial. Na Abelhinha Dourada, a criança é identificada com uma pulseira. Cada tipo de alimento que ela não pode comer é representado por uma cor. Dessa forma, é feito um prato especial só pra ela. Mas, o mais legal na escola é que quem come tudo, recebe um carimbo na mão pra chegar em casa e provar pra mamãe como a merenda estava gostosa.