Alterações se devem à prevenção ao contágio pelo Coronavírus
Considerando as medidas de prevenção à transmissão do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou o funcionamento da Farmácia Básica Central e a dispensação de medicamentos aos usuários. Normas de segurança foram estabelecidas também nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde para atendimento ao público. Todas as alterações têm o objetivo de reduzir o fluxo de usuários nas farmácias do SUS.
Dentre as principais medidas adotadas está a priorização do atendimento aos pacientes idosos, com sintomas respiratórios, transplantados, portadores de doenças autoimunes e gestantes. Esses pacientes também poderão solicitar um representante para o recebimento do medicamento. No momento da retirada da medicação, deverão ser apresentados a receita médica e documentos oficiais com foto e CPF do representante e do paciente.
As prescrições de medicamentos para uso contínuo com vencimento em março e abril terão prazo de validade estendido por mais dois meses. Também foi ampliada a quantidade de medicamentos dispensados para dois meses de tratamento, de acordo com a disponibilidade em estoque.
Segundo Daniele da Silva Ramos, Gerente da Farmácia Básica Central, além dessas alterações no atendimento, outras medidas foram adotadas para agilizar o atendimento e evitar a aglomeração de pessoas na unidade. A realização de triagens prévias das receitas e a limitação do número de pessoas na área de espera são exemplos dos novos processos de trabalho implantados.
Os pacientes que necessitarem buscar medicamentos devem ficar atentos aos horários de funcionamento. A Farmácia Básica Central funciona das 7 às 16 horas. Nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Walter Martins, JK, Dom Bosco e Santos Dumont (parte baixa), a dispensação de medicamentos ocorre das 7 às 13 horas. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 3233-5800.