Ação no bairro começou nesta segunda e vai até a próxima sexta-feira
A Gerência de Vigilância Ambiental começou a aplicar, na tarde desta segunda-feira (7), no bairro JK, o Aerosystem, uma ação de bloqueio ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Trata-se de um processo certificado pelo Ministério da Saúde, que utiliza um inseticida para o combate a mosquitos transmissores de doenças.
O Supervisor Geral de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Duarte, explica que a escolha pelos bairros JK e Esplanada (que deverá receber a desinfecção na sequência) ocorreram devido ao grande número de ovos do mosquito detectados nesses locais após a instalação de armadilhas. “O Aerosystem vem apresentando excelentes resultados com a aplicação dentro das residências das pessoas, pois é principalmente nesses lugares que as fêmeas do mosquito mais estão”, observa Douglas.
Para que a ação possa ser realizada, é fundamental que as pessoas recebam os agentes em suas casas. O Supervisor Geral de Endemias ressalta que não há nenhum tipo de risco aos moradores. “O produto afeta somente o mosquito, então as pessoas podem ficar despreocupadas. Quanto à Covid, também não há nenhum perigo, já que os agentes estarão devidamente vestidos com roupas especiais de proteção”. É preciso observar, porém, que as pessoas não devem ficar dentro de suas casas durante a aplicação, uma vez que o produto pode cair em seus corpos, e não atingir os mosquitos, que são os alvos da ação.
As aplicações no JK estão sendo feitas de 7h às 12h e após as 16h, até a próxima sexta-feira (11). Segundo Douglas, esses horários foram escolhidos pois o mosquito tem o hábito de voar na parte da manhã e no final do dia, que são horários com climas mais frescos.
Até o momento, o sistema foi utilizado no próprio JK e no Esplanada, no ano passado. Já no Vila Ferreira, uma parte foi feita no início deste ano. Devido à pandemia da Covid-19, outros lugares que estavam previstos para receber a desinfecção tiveram de ser adiados.