Professores participaram de curso e aprenderam a trabalhar a arte dentro da sala de aula.
Terminou na quinta-feira, 10 de maio, a I Oficina Arte e Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, por meio da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica. No encerramento, que contou com a presença do Assessor de Cultura José Roberto Pereira, houve entrega de certificados aos participantes. O curso foi direcionado a professores da própria Escola de Artes e de escolas da Rede Municipal de Ensino. Foram quatro meses aprendendo a trabalhar a arte dentro das salas de aula. “Essa oficina teve o objetivo de demonstrar maneiras e formas de como ensinar a arte partindo de uma proposta pedagógica. Além de ensinar métodos, nós também ensinamos técnicas artísticas para esses alunos especiais que estão dentro das salas de aula da Escola de Artes e do ensino regular”, disse Edward Carvalho, instrutor da oficina.
O curso começou em dezembro de 2017 e 12 educadores participaram das aulas. Vera Lúcia Camargos, Professora do CMEI José Queiroz e foi uma das alunas da oficina. Ela disse que já está pronta para trabalhar com as crianças as técnicas aprendidas na Escola de Artes. “Nós aprendemos muitas técnicas legais e que a gente ainda não tinha usado. A pintura com terra e cola é um dos jeitos de trabalhar a arte que vou implantar nas minhas aulas. Esse curso acrescentou muito pra gente. As crianças adoram as aulas de artes”, contou.
“Tudo que aprendemos aqui dá para ser trabalhado nas escolas. Foi uma oportunidade para elaborar melhor os nossos trabalhos. As crianças amam as aulas de arte”, disse Sirlei Adriana da Silva, Professora do CMEI Odete Valadares.
Uma exposição dos trabalhos feitos durante as aulas foi montada na sala principal da Escola de Artes. A II Oficina Arte e Educação será realizada no segundo semestre. As inscrições se iniciam no mês de agosto.