![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_1259.jpg)
Exposição reúne peças de Eduardo Marinho, Josimar Souza e Nilson Mendes
Os conceitos de reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais estarão juntos à criatividade, originalidade e cultura na Exposição Arte Sustentável, que será aberta na próxima quinta-feira, 4 de julho, às 15 horas, na Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica. Com participações dos artistas Eduardo Marinho, Josimar Souza e Nilson Mendes, a mostra tem a sustentabilidade como fio condutor de todos os trabalhos.
“Os artistas trabalham refugos de materiais que muitas vezes vão para o lixo. Eles também utilizam materiais extraídos da própria natureza, explica Edna Morato, Gerente da Escola. “Os artistas trabalham a sustentabilidade de forma muito criativa e talentosa. Vamos mostrar suas peças e contextualizar a arte, mostrando que é possível a cada um, no seu segmento, contribuir para um mundo melhor e mais sustentável”, destaca.
Josimar Souza, um dos artistas que participarão da exposição, acredita que é possível “descobrir na própria natureza uma arte construída por ela mesma. Gosto de mesclar o natural e o reciclado, descobrindo coisas novas”, disse. “A natureza é fonte de inspiração para mim”, resume o artista, que cria peças utilizando raízes, troncos, pedaços de madeira e sucatas.
Desde 2018, quando passou a oferecer o curso de Marcenaria Sustentável, a Escola de Artes tem tratado a questão da sustentabilidade de forma efetiva. “Não podemos ficar longe desse tema extramente urgente. A arte tem um papel fundamental no meio ambiente”, destaca Edna Morato. “Nos próximos cursos de férias, teremos o curso de flores de palha que utiliza o refugo do milho, muitas vezes jogado no lixo, mas que pode ser transformado em arte”.
A Exposição Arte Sustentável poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, até o dia 22.