Mostra coletiva poderá ser visitada na Galeria do Sobrado Ramalho até o dia 27 de setembro
“A arte existe porque a vida não basta.” Esta célebre frase do poeta Ferreira Gullar sintetiza o conceito da 2ª Coletiva de Artistas Pará-minenses, que será aberta na Galeria do Sobrado Ramalho, em Tiradentes, às 19 horas desta quinta-feira, 5 de setembro. A proposta da exposição organizada pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, é promover a difusão cultural e divulgar a criação e a produção artística de Pará de Minas.
Parte da agenda comemorativa aos 160 anos de Pará de Minas, a mostra conta com o apoio do Escritório Técnico II do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas e do Conselho Municipal de Política Cultural.
A exposição permanecerá aberta à visitação pública até o dia 27 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 12 às 17 horas.
Pará de Minas
Distante de Belo Horizonte apenas 76 km e bem próximo das principais rodovias de acesso aos grandes eixos nacionais, o Município de Pará de Minas está localizado às margens da BR 262 e se destaca não apenas pela posição geográfica privilegiada, mas também pelo perfil empreendedor da população e pelo excelente nível de qualidade de vida que oferece.
Graças a uma política pública de resgate, proteção, preservação e valorização de sua memória histórica e cultural, Pará de Minas hoje concilia o respeito a seu rico patrimônio histórico com suas características de cidade progressista, de grande potencial gerador de desenvolvimento. E é justamente essa compatibilização e harmonia entre o respeito ao passado e os desafios do futuro que exemplificam o ideário da mineiridade, tão presente na atualidade pará-minense.
O município tornou-se referência na região centro-oeste em difusão da atividade cultural e na abrangência de projetos oferecidos à população, incentivando o exercício da criatividade e contribuindo para a promoção intelectual dos habitantes, a melhoria da qualidade de vida, o resguardo da identidade e da memória dos pará-minenses.
São referências da cultura pará-minense a Casa da Cultura, o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, a Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica, o Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas — MUSPAM, a Escola Municipal de Música Geraldo Martins e, a Biblioteca Pública Professor Mello Cançado, entre outras.
FICHA TÉCNICA
Artistas: Ângela Xavier, Alexandre Pinto, Arlete Paim, Beatriz Valdez, Dagmar Freitas, Edna Morato, Eduardo Rodrigues, Edward Carvalho, Eloísa Xavier, Érica Gaede, Evaldo Firmino, Geraldo Lacerdine, Jerônimo Marcucci, João Batista Leite, Lena Teixeira, Lisianny Marinho, Malluh Praxedes, Michel Salazar, Naderge Moraes, Oro Marinho, Osvaldo Milton, Rogério Mendonça, Rômulo Valadares, Rony Morais, Suzana Grassi, Theo Amaral, Titina Valadares, Wagner Vasconcelos e ceramistas do Grupo de Produção de Cerâmica | Texto: Éden Maria Bahia de Camargos e José Roberto Pereira | Curadoria, Seleção de obras e Montagem: Érica Gaede, Edna Morato e José Roberto Pereira | Curadoria geral: José Roberto Pereira | Assessoria de Comunicação: Éden Maria Bahia de Camargos | Publicitário / Designer: Elcio Mendonça Júnior | Chefe do Escritório Técnico II / Tiradentes / Superintendência do IPHAN em Minas Gerais: Camila Ciccarone Tangerino | Secretário de Cultura e Comunicação Institucional: Paulo Augusto Teixeira Duarte | Vice-prefeito: Zezé Porfírio | Prefeito: Elias Diniz.