Mostra estará aberta para visitação pública até o dia 9 de julho
A Escola de Artes e Ofícios – Sica inaugurou nesta terça-feira (1) a exposição “Arte Marajoara – Uma releitura da origem da cerâmica no Brasil”. A arte marajoara é um tipo de cerâmica fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó, no estado do Pará, durante a época pré-colonial, de 400 a 1400 d.C.
A cerâmica marajoara foi descoberta em 1871, quando dois pesquisadores, Charles Frederick Hartt e Domingos Soares Ferreira Penna, visitavam a Ilha de Marajó. Os estudos na ilha sobre a cerâmica e o povo que a confeccionou ganharam impulso a partir do fim da década de 1940, quando chegou à ilha o casal de pesquisadores americanos Betty Meggers e Clifford Evans.
O Gerente da Escola de Artes, Samuel Lopes, diz que a exposição reafirma a identidade e a história do Brasil, remetendo aos primeiros habitantes do território. “Ela representa a origem da cerâmica no Brasil, de acordo com os registros. Algumas das peças expostas aqui foram pintadas utilizando tintas convencionais, como guache e pintura acrílica. Mas a maioria foi pintada com pigmento da terra, assim como era feito na época”.
A exposição foi montada a partir do olhar dos artistas convidados, as ceramistas do grupo de produção Andréa Bessa, Cíntia Caldas e Clotilde Valdez, e os professores da Escola de Artes, Arlete Paim, Bruno Laender, Eduardo Rodrigues, Erica Gaede, João Batista Leite e Wagner Campos. “Trabalhamos vários elementos que remetem à vida do índio, como a luta e a caça. Não temos peças originais da época, mas releituras fiéis produzidas a partir do que chegou até nós. Certamente elas vão impressionar a todos que vierem visitar”, completa Samuel.
A mostra está aberta ao público do dia 1º de junho ao dia 9 de julho. O horário de visitação é, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 20h, e nas terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h. Todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, recomendados para o funcionamento seguro durante a pandemia, estão sendo cumpridos para a realização da exposição.