Coordenado pela FNP, grupo viabilizará aquisição, caso o Plano Nacional de Imunização não atenda a demanda dos municípios.
O Prefeito Elias Diniz assinou na última quarta-feira, 3 de março, manifestação de interesse de adesão ao consórcio público organizado pela Frente Nacional de Prefeitos para a compra de imunizantes contra a Covid-19. Antes, no dia 1º, ele já havia participado de uma reunião virtual com o presidente da FNP e gestores municipais de todo o país, para tratar da constituição do grupo, para a aquisição das vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização não consiga atender integralmente a demanda dos municípios. Pelo consórcio, também poderão ser comprados equipamentos, medicamentos e outros insumos para o enfrentamento da pandemia. Até agora, cerca de 460 municípios brasileiros já manifestaram interesse em aderir ao consórcio público.
“Sabemos do anseio de todos pela vacinação, diante da evolução da contaminação pela Covid no Brasil. O nosso objetivo maior é garantir a imunização. A gente sabe dos empecilhos e das dificuldades encontradas pelo governo federal. Diante disso, estamos tomando providências que envolveram a Frente Nacional de Prefeitos. Queremos imunizar aqueles grupos que não estão no radar do governo. O consórcio estará atento aos novos imunizantes, protegendo a população e evitando assim o colapso das estruturas hospitalares”, declarou o Prefeito de Pará de Minas. Para regulamentar a participação do Município no grupo, o poder Executivo encaminhará projeto de lei à Câmara Municipal, o que deve acontecer nos próximos dias.