Pará de Minas foi um dos cinco municípios de Minas selecionados para participar da 2ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial, durante o XI Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, que começou hoje, em Brasília. No evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, técnicos da assistência social de Bom Despacho, Januária, Muriaé e Taiobeiras também apresentaram as experiências bem sucedidas que desenvolveram. Pará de Minas foi representada pelo Prefeito Elias Diniz, pelo Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos, e pelas servidoras Érica Daniele Rezende, Elizabeth Carla Moreira e Isadora dos Santos Copatto.
O objetivo do trabalho desenvolvido por Pará de Minas foi identificar e mapear os territórios na cidade para garantir a proteção social e a defesa de direitos, desenvolver os aspectos dificultadores dos processos, garantindo a sua sustentabilidade, viabilidade, a eficácia da operação e o controle das informações. Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos, “o reconhecimento na seleção da experiência reafirma a responsabilidade e compromisso do município na execução dos serviços da Vigilância Socioassistencial, elegendo como modelo a gestão da qualidade”.
A Mostra foi dividida em duas modalidades: boas experiências em vigilância de riscos e vulnerabilidade e boas experiências em vigilância de padrões de serviços. O espaço possibilita a troca de experiências e o compartilhamento de soluções para desafios que podem ser encontrados em diferentes territórios.
Mostra
A 2ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial tem o intuito de identificar e dar visibilidade a ações na área da Vigilância Socioassistencial. A ideia é que o trabalho das equipes técnicas, que efetivam a vigilância no seu cotidiano, seja valorizado, além de incentivar e consolidar a implantação dessa perspectiva de gestão em todo o país.
Neste ano, a Mostra superou o número de inscrições em relação ao ano passado. Foram recebidas 133 experiências, de 110 diferentes municípios, e 16 experiências estaduais, que foram selecionadas de acordo com os critérios de replicabilidade, originalidade e inovação, parcerias e articulação, modelo de atenção e participação social.