3 de junho de 2020
Funcionários de empreiteira que realiza obra no povoado testaram positivo para Covid-19.
O Prefeito Elias Diniz e o Secretário de Saúde Wagner Magesty se reuniram nesta segunda-feira, 1º de junho, com Diretores da Mineradora Vale e, em seguida, com representantes de moradores de Meireles. A Comunidade passou a ser alvo de preocupação depois que seis funcionários da empresa que presta serviços para a Vale na construção da adutora do Rio Pará, testaram positivo para Covid-19. “Estamos fazendo uma análise por onde esses trabalhadores passaram, desde restaurantes até onde se hospedavam. Nosso trabalho preventivo começou no sábado, quando fizemos a desinfecção de áreas públicas da comunidade, agora iniciamos a testagem da população por amostragem conforme orientação da Secretaria de Saúde. Agora, a Vale precisa nos responder quanto a disponibilização de máscaras para os moradores e quanto ao fluxo de trabalho e protocolos de segurança das empresas que prestam o serviço na nossa região”, disse o Prefeito Elias Diniz.
A Secretaria Municipal de Saúde foi informada da situação de contaminação dos funcionários da quinta-feira, 28 de maio. “Recebemos uma denúncia dizendo que alguns funcionários das empreiteiras ligadas à Vale estariam contaminados com o coronavírus. No mesmo dia, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve nos locais e confirmou os casos”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty.
Os testes rápidos para Covid-19 em moradores de Meireles foram feitos por enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde. Elas realizaram a coleta de sangue no Posto de Saúde da Comunidade. “É o teste sorológico, que detecta a presença de anticorpos no sangue. As amostras serão processadas no laboratório municipal”, disse a Enfermeira Ana Clara Meytre.