Via no Padre Libério foi fortemente danificada pelo temporal de domingo
Na tarde desta quarta-feira, 4 de março, o Prefeito Elias Diniz, o Secretário de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, e Arthur Barbosa, engenheiro responsável pela Defesa Civil de Pará de Minas, visitaram a Rua Papa João XXIII, no bairro Padre Libério, para acompanhar as ações que estão sendo empreendidas pelo Município para minimizar os efeitos provocados pelo temporal do último domingo. Também participaram da inspeção técnicos de várias áreas da administração pública. Na manhã, moradores do bairro haviam sido recebidos na Prefeitura por Elias Diniz. Eles relataram os problemas que vem sofrendo há cerca de 20 anos, sempre que fortes chuvas atingem o local. Segundo os moradores, são comuns os transtornos, como inundações dos imóveis e buracos na via.
Na última semana, equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura estiveram no local, tapando os buracos, recompondo o asfalto e refazendo os meios-fios. O temporal do último domingo destruiu todo o serviço feito na via. Operários da Prefeitura vistoriaram os bueiros e identificaram como principais causas dos entupimentos o grande volume de entulho de construção e lixo descartados incorretamente. “Ficamos muito impressionados com a quantidade de material de construção e lixo que foi retirada dos bueiros e da galeria principal. Esses materiais impedem o escoamento da água da chuva, que volta, provocando as inundações. Além disso, a rede de drenagem é muito antiga e não comporta o grande volume de água que desce da parte mais alta do bairro”, explicou o Secretário José Cornélio.
Segundo o Prefeito Elias Diniz, ações emergenciais já estão sendo tomadas para reduzir os estragos. “Estamos atentos à situação. As Secretarias de Obras e Infraestrutura, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estão trabalhando de forma integrada, junto à Defesa Civil, para atender aos moradores da região”, destacou. Elias Diniz também destacou que os proprietários dos imóveis afetados serão isentados da cobrança do IPTU. As três famílias que tiveram suas casas interditadas serão contempladas com o chamado Aluguel Social, que permitirá a eles se mudarem para outro imóvel enquanto perdurar a interdição de suas casas. O plano de ação da Prefeitura também contempla a busca de soluções para o problema por meio do redirecionamento da rede pluvial para uma área próxima.
Claudinei Aparecido Gomes, mora no local há 23 anos e é testemunha dos problemas recorrentes que acontecem sempre que ocorrem fortes chuvas. “Temos um líder no Município, que é o Prefeito. Fomos procurá-lo e fomos muito bem atendidos por ele, por Flávio Medina e por José Cornélio. Ele nos deu toda a assistência que estamos precisamos agora. Desde já agradecemos a atenção dele”, finalizou.