Rede de Atenção Psicossocial do Município atende casos prioritários
A Secretaria Municipal de saúde está adotando diferentes modalidade de atendimento aos pacientes assistidos pela Rede de Atenção Psicossocial de Pará de Minas. A adequação dos serviços ocorre de acordo com a realidade de cada equipamento, seguindo as medidas recomendadas pelo Ministério de Saúde, de forma a evitar a aglomeração de pessoas e a exposição dos trabalhadores ao risco de contaminação pela COVID-19.
De acordo com a psicóloga Marina Saraiva, Coordenadora da área de Saúde Mental, as atividades das equipes que atuam nesse segmento nas Unidades Básicas de Saúde e no ambulatório infanto-juvenil, existente no CASMUC, foram suspensas. Também estão suspensas as consultas psiquiátricas já agendadas. Somente estão mantidas aquelas consideradas prioritárias ou que a possibilidade de agravamento do quadro do paciente se sobreponha a outros riscos.
Para atendimentos de urgência à crises, o CERSAM funciona das 7 às 17h e o CAPS AD, das 7 às 16h. Todos os usuários que acessarem esses serviços serão atendidos por enfermeiros para avaliação e detecção precoce de algum sintoma de síndrome gripal. Caso seja detectado algum sintoma de síndrome gripal, serão adotadas medidas de biossegurança, antes da continuidade do atendimento. A Permanência Dia no Cersam e no CAPS AD estão sendo mantidas para casos extremamente necessários.
“Aos pacientes e familiares, é importante frisar que o momento é de ficar em casa, conforme orientações dos órgãos da saúde. Contudo, não se pode esquecer que também é preciso dar continuidade ao tratamento. É necessário que pacientes e familiares fiquem atentos ao uso correto da medicação prescrita e também à quantidade de medicação que ainda existe em casa para que o paciente não fique sem o medicamento. Caso a medicação esteja acabando, é necessária a renovação da receita para a aquisição”, recomenda a profissional.
Os pacientes que estão em acompanhamento nas UBSs deverão ter suas receitas renovadas pelo médico da Estratégia Saúde da Família. “Na dúvida, o usuário deverá ligar para a UBS de referência. Para os pacientes que têm sua medicação dispensada pelo CERSAM ou CAPS AD, manteremos essa forma de dispensação”, explica Marina Saraiva. Ela orienta os usuários que recebem medicação no CAPS-AD para entrar em contato através do telefone 3231-4863 para agendamento do atendimento. Os que são atendidos pelo CERSAM devem ligar para o 3231-7792. Dessa forma, evita-se aglomeração de pacientes nessas unidades de saúde.
Para a população em geral, Marina Saraiva também faz recomendações. Segundo ela, se em outros tempos a angústia vinha pela falta de informação sobre o que estava acontecendo, hoje o mais angustiante é ser bombardeado por informações e especulações o tempo todo, sejam elas verdadeiras ou falsas. “É preciso pensar quais atividades realizadas antes da pandemia proporcionavam prazer e diminuíam a ansiedade, como meditação, relaxamento, orações, atividade física, música e artesanato. Cada um de nós tem uma atividade que proporciona bem-estar”, lembra a psicóloga. O excesso de informações deve ser evitado. Deve-se escolher fontes com credibilidade, como os portais da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Fiocruz. “As pessoas devem aproveitar o tempo para conviver com seus familiares”, sugere.