Esporte da cidade é valorizado e recebe apoio.
A Prefeitura de Para de Minas, por meio da Secretaria de Esportes, se alegra em informar que os atletas pará-minenses, brilharam em campeonatos nacionais e internacionais no final do ano. Eles e trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze para o município. “O ano de 2018 foi um ano de destaque para nossos atletas. A gestão do Prefeito Elias Diniz se esforçou muito para apoiar com estrutura e levá-los para competir. Não foi fácil, mas o resultado foi melhor que o esperado”, disse Paulo Francisdale, gerente da Secretaria de Esportes.
O Jimi aconteceu de 14 a 18 de novembro de 2018, em Uberlândia. As equipes de futsal feminino e vólei de Pará de Minas, competiram e trouxeram medalha de ouro para o município. “Não é o meu primeiro ano, mas cada ano que competimos é diferente. A experiência do Jimi é muito boa, são times mais capacitados e treinados, é muito bom poder competir”, disse Ana Luiza de Melo Alves, capitã do time de Futsal.
Para os corredores e amantes de duatlon, nos dias 17 e 18 novembro, Pará de Minas sediou a 5ª Night Run e a 8ª Copa Centro Oeste de Duathlon. O realizador e professor Paulo Assis, conta que o evento envolveu uma média de 500 pessoas, com 189 inscritos nas competições. “Foi um final de semana de muito esporte, onde compareceram vários atletas da região, de Belo Horizonte e até de Patos de Minas. Gostaria de agradecer a Prefeitura e a Águas de Pará de Minas que tanto nos apoiaram”, disse Paulo Assis.
No dia 24 de novembro, em Mariana, Minas Gerais, 32 atletas pará-minenses da academia de judô Navarro competiram no campeonato brasileiro de judô, dentre eles 18 foram para o campeonato Sul Americano. Com 15 Estados e 8 países da América do Sul concorrendo, Pará de Minas destacou-se trazendo 10 medalhas de ouro, 5 de prata e 10 de bronze. “Eu estou muito feliz, se não fossem os patrocinadores e o apoio da Prefeitura nós não conseguiríamos competir”, disse a atleta Luzia Lessiana Campos.
Dia 2 de dezembro, o Morganti Ju Jitsu realizou o campeonato de Ju Jitsu no Clube da AABB. No campeonato os 150 alunos da academia do professor Abel Alves, e dos projetos sociais se uniram para competir. Os projetos da APAE, Clube Paraminense, Escola Estadual Pedro Moreira, Patronato e Promaf estiveram no AABB. “Nós fizemos uma competição onde pudéssemos colocar todos os projetos do Morganti Ju Jitsu. Foi incrível ver os alunos da APAE, com todas suas limitações irem além”, contou Abel. Além do campeonato, os familiares de a cada aluno fez a entrega de faixa para os que subiram de nível. “Foi uma emoção inexplicável”, disse.