Próxima etapa será a conquista de recursos para a compra de equipamentos.
Seguem em ritmo acelerado as obras que possibilitarão a ampliação do número de leitos do CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Inicialmente, as vagas saltarão de seis para dez. Depois, poderão chegar a 25. A intervenção, que começou há cerca de duas semanas e está orçada em R$ 80 mil, segue projeto aprovado pela Gerência Regional de Saúde. A previsão é que ela seja concluída em dezembro.
Segundo Clelton de Faria Pacheco, Interventor do HNSC, as obras são o primeiro passo para a instituição concretizar o tão sonhado aumento da capacidade de atendimento aos casos que necessitam de tratamento intensivo. “O Hospital possui atualmente apenas seis leitos de CTI para atendimento a microrregião de Pará de Minas, com uma população de aproximadamente 250 mil pessoas. O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é que tivéssemos entre 20 e 25 leitos”, afirmou Clelton Pacheco. Após a finalização das obras, vamos nos concentrar nos equipamentos para o CTI. Nossas lideranças políticas já estão cientes dessa necessidade e estão unidas para viabilizarem a liberação desses recursos”, destacou.
“A ampliação do número de leitos do CTI nos dá segurança para prestarmos melhor atendimento aos pacientes em estado grave de saúde e àqueles que foram submetidos a cirurgias, além disso, reduzirá muito as transferências para hospitais mais distantes”, ressaltou Clelton Pacheco. O interventor chama atenção ainda para os reflexos positivos do aumento de vagas do CTI na situação financeira do Hospital. “A mesma equipe que atua na assistência aos pacientes que ocupam as seis vagas atuais do CTI, prestará atendimento aos dez pacientes que poderão ser atendidos no futuro. Sem aumento de custos, o trabalho dos profissionais será otimizado, gerando receita para o Hospital”, enfatizou.