Primeira transmissão é na próxima sexta-feira (14) às 19 horas no Instagram da banda
A Banda de Música Lira Santa Cecília, fundada em 1937 e patrimônio imaterial de Pará de Minas, dá início, na próxima sexta-feira (14), ao projeto “Papo de Banda”. Nele, serão feitas conversas ao vivo com pessoas envolvidas com a música. O primeiro convidado é o Maestro Roberto Júnior, da Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, de Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dentre outros assuntos, ele falará sobre a importância da conservação dos acervos das bandas.
Para o Presidente da Banda de Música Lira Santa Cecília, Gustavo Ferreira, o bate-papo será importante para o compartilhamento de informações entre profissionais que têm a ver com as bandas. “Uma banda é um registro de várias histórias. A nossa, por exemplo, completou agora 84 anos e, apesar de termos hoje músicos mais jovens, diversos já passaram por aqui ao longo dos anos. Esse registro é importante para preservar a memória de todos que estiveram na banda”, observa Gustavo.
O Maestro da Banda de Música Lira Santa Cecília, Fernando Strighetta, diz que a ideia das lives é manter as atividades ligadas à banda, uma vez que, no momento, não estão havendo encontros presenciais. “Uma das questões que entendemos ser úteis agora é esta, de convidar profissionais da área da música ligada à banda. E o Roberto Júnior tem uma experiência muito interessante com um projetos da banda dele, sobre a função social e cultural da banda de música”.
Segundo o Maestro, serão discutidos também temas relacionados à situação dos músicos e dos estudantes de música, principalmente no que se refere aos instrumentos de sopro e percussão, além da questão da preservação dos acervos. “É importante que a banda esteja atual sem perder seu valor histórico, e que esses assuntos sejam levados às novas gerações”, completa.
A primeira live do Papo de Banda será transmitida pelo Instagram da Banda de Música Lira Santa Cecília, @lirasantacecilia, na sexta-feira, dia 14 de maio, às 19 horas.