Medida visa conter o avanço da Covid-19.
Uma das medidas adotadas em Pará de Minas com a instituição da Onda Roxa no Município foi a instalação de barreiras sanitárias no Terminal Rodoviário Epaminondas Marinho, na manhã desta segunda, 22. No local, por meio de ações conjuntas da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde, estão sendo aferidas temperaturas de passageiros que embarcam e desembarcam e fiscalizados o cumprimento das medidas de restrição de circulação de pessoas durante a vigência do Protocolo Onda Roxa.
Após a medição da temperatura corporal, caso haja alguma alteração ou o passageiro apresente algum sintoma gripal, será encaminhadas para atendimento.
Silvia Gonçalves, Fiscal Sanitária, relatou que a operação foi definida diante da necessidade de ampliar as barreiras para conter a disseminação do coronavírus. “Fazemos abordagem das pessoas que chegam e as que vão para embarque, medimos a temperatura, caso esteja sintomático é feito o encaminhamento”, afirma. No primeiro dia de funcionamento da barreira, cerca de 150 passageiros tiveram suas temperaturas aferidas. Nenhum deles apresentou febre ou qualquer outro sintoma gripal.
Em virtude do decreto de Onda Roxa em todo o estado, a barreira ficará instalada no Terminal Rodoviário Epaminondas Marinho até o dia 31 de março.