Medidas especiais são observadas para a segurança de leitores e funcionários
Com cuidados especiais para garantir a segurança de leitores e funcionários, a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado iniciou a retomada gradual de suas atividades. No órgão, diversas medidas foram adotadas para reduzir as possibilidades de disseminação do novo coronavírus, seguindo orientações do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Por enquanto, apenas estão sendo aceitas devoluções e realizados empréstimos de livros, desde que o leitor indique a obra que deseja, já que o seu acesso ao interior do espaço está proibido. Para o atendimento, foi instalada uma mesa na porta da biblioteca. Dela, o usuário pode devolver ou retirar novos livros. “Estamos tomando todos os cuidados, usando máscaras, luvas e fazendo a assepsia dos materiais com álcool em gel”, explica a Bibliotecária Uli Rodrigues Capanema. Dos usuários, também é exigido o uso de máscaras. Além disso, os livros devolvidos ou recebidos em doação são colocados em caixas, onde ficam em quarentena por 15 dias. Somente depois desse tempo é que eles são organizados nas prateleiras. Os projetos externos de incentivo à leitura permanecem suspensos. Também não está sendo realizada a inscrição de novos usuários, o que deve acontecer somente quando as atividades voltarem à normalidade.
“A leitura vem proporcionar uma calmaria e uma amenizada nesses tempos que estamos vivendo, de tantas incertezas”, ressalta a responsável pelo espaço. Destacando a importância da leitura para o bem estar das pessoas durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19, ela conta que foi criado o Instagram @bibliotecamunicipalpm para que a instituição possa interagir com os leitores, sugerindo títulos e dando informações sobre a literatura de um modo geral.
Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado possui acervo de cerca de 40 mil livros e 22 mil usuários cadastrados. Localizada na Casa da Cultura, na Praça Torquato de Almeida, 26, no Centro de Pará de Minas, ela funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.