Ação está prevista no Plano de Enfrentamento ao período chuvoso, desenvolvido pelos Bombeiros Militares.
A proteção à vida em primeiro lugar. Foi com o objetivo de garantir o cumprimento dessa missão que a 2 ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, instalada em Pará de Minas, promoveu simulação de busca e resgate de duas vítimas de soterramento. Foram utilizados dois manequins na ação, que aconteceu na noite do dia 18 de dezembro, em um terreno no Bairro Raquel.
No local, foram delimitadas áreas de trabalho e estabelecido o Sistema de Comando Operacional (SCO), que é uma importante ferramenta para o gerenciamento das operações. As vítimas foram localizadas e resgatadas em 43 minutos. Toda a atividade, incluindo a desmobilização, durou cerca de 2 horas e meia. A simulação é uma das iniciativas previstas no Plano de Enfrentamento ao período chuvoso, desenvolvido pelos Bombeiros Militares. A Defesa Civil, o SAMU, a Polícia Militar e a Prefeitura de Pará de Minas foram parceiras da ação.
Segundo o Coronel Sérgio José Ferreira, do Comando Regional dos Bombeiros, a ação em Pará de Minas seguiu recomendações para que as bases locais da corporação realizassem exercícios simulados para avaliação da capacidade de respostas em situações de desastres e de calamidades. Ele considerou também que a atividade foi uma oportunidade para testar o trabalho conjunto com outros órgãos, sempre demandado em ocorrências. “Fizemos os exercícios, propondo o deslizamento de um talude, com soterramento de duas vítimas. A Defesa Civil estava no local fazendo uma vistoria, acionou o Corpo de Bombeiros e outros órgãos e empresas que estiveram no local”, explicou o Capitão Maia, Comandante do Corpo de Bombeiros em Pará de Minas. De acordo com o Prefeito Elias Diniz, o objetivo maior da ação simulada foi promover a integração de todas as equipes. “Essa ação foi de suma importância, pois, no momento em que ocorrer qualquer tipo de chamado, estaremos aptos para ajudar. Todo esse processo traz mais segurança para todos nós”, ressaltou.