As matrículas serão feitas em fevereiro de 2021. Previsão é que o início do ano letivo seja em março.
Do dia 16 de novembro ao dia 11 de dezembro, pais e responsáveis que desejam garantir a vaga de seus filhos na rede pública de ensino em 2021, poderão fazer o cadastro escolar do aluno no SUCEM – Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula. O cadastramento escolar e os resultados da alocação poderão ser acessados aqui.
Devem ser cadastrados pelo site:
• Alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021, que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental.
• Estudantes que iniciarão nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, advindos da rede particular de ensino.
• Alunos já matriculados na rede pública de ensino em 2020 mas que suas escolas não ofertarão em 2021 o ano de escolaridade subsequente a ser cursado.
• Interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA).
• Alunos do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental que precisam renovar a matrícula.
Vanessa Nogueira, Supervisora Regional de Educação, ressalta que a única forma de garantir vaga para escola pública no ano de 2021, é através do cadastramento escolar. Alunos que não realizarem o cadastro, a partir do dia 25 de fevereiro de 2021 deverão procurar a escola mais próxima de sua residência para se inscrever na lista de espera.
“Quem não participar do cadastramento escolar terá outra etapa de cadastramento, que são para as vagas remanescentes e será realizado no fim de fevereiro. Porém essas pessoas não terão direito a todas as vagas, somente para as que restarem. E isso pode ocasionar problemas para os pais e para os alunos”, explicou Vanessa.
Os responsáveis por crianças que ingressarão no 1° período da educação infantil, que estão matriculadas na creche em 2020 ou que completam 4 anos de idade até 30 de março e ainda não estão matriculadas, devem procurar a Secretaria Municipal de Educação ou as escolas da rede municipal de ensino, para realizar o cadastramento.
Aqueles que não têm acesso à internet poderão procurar as escolas estaduais e municipais para realizar a inscrição. Lembrando que é necessário portar todos os documentos pessoais do estudante e dos responsáveis.