Esquema especial evitará aglomeração nos locais de imunização
A Secretaria Municipal de Saúde já está com tudo pronto para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que começará na próxima segunda-feira, 23 de março. A Policlínica e as 23 Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, para atendimento à população, de acordo com a divisão de grupos determinada pela Gerência Regional de Saúde.
Segundo essa divisão, a vacinação ocorrerá em três fases. Na primeira, serão imunizados idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde. Na segunda, a partir de 16 de abril, será a vez de pessoas com doenças crônicas, professores das redes pública e privada de ensino, profissionais das forças de segurança e de salvamento. A Campanha entrará na sua última etapa no dia 9 de maio, com a imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.
Os profissionais que atuam no Hospital Nossa Senhora da Conceição serão vacinados nos próximos dias 23 e 24. Já os que trabalham na UPA 24 Horas, serão imunizados nos dias 25 e 26. Uma equipe de vacinadores irá até a Cidade Ozanan na manhã do dia 23 para atender aos idosos residentes na instituição.
Segundo Érica Regina da Silva, Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, haverá um esquema especial para evitar aglomerações de pessoas nos locais de imunização. Na Policlínica, haverá duas salas de vacinação. Nas UBSs, as equipes de imunização trabalharão em áreas externas. Érica orienta as pessoas a ligarem para as UBSs, confirmando a disponibilidade das vacinas, que serão liberadas semanalmente pelo Governo do Estado, por meio da Gerência Regional de Saúde.
Érica alerta a população para a importância da imunização contra a gripe. “O Ministério da Saúde tomou a decisão de antecipar a campanha devido à pandemia de Coronavírus. A vacina contra a gripe não previne contra a COVID 19, mas reduz a carga do vírus da influenza na população, deixando-a menos vulneráveis a outras doenças. De acordo com ela, o objetivo da campanha é reduzir internações, complicações e mortes na população alvo, devido a complicações geradas pela gripe. A meta determinada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população alvo.
Equipes de vacinação montarão postos itinerantes na zona rural do Município para atendimento aos moradores de distritos e povoados, entre 30 de março e 6 de abril. O Dia D de Vacinação contra a Gripe está marcado para 9 de maio. A campanha se encerrará no dia 23 de maio.