Decisão foi tomada em decorrência do impacto da paralisação dos caminhoneiros nos serviços de saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde foi adotada em decorrência dos impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha deveria ser encerrada nesta sexta-feira, 1º de junho.
Em Pará de Minas, 87 % do público-alvo da campanha já foi vacinado. O preconizado pelo Ministério é que, no mínimo, 90% dos grupos prioritários sejam imunizados. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte, devido à crise no abastecimento de veículos, não foi possível transportar as doses da Central de Distribuição de Vacinas, instalada na Policlínica, para as Unidades Básicas de Saúde. Somente as UBSs dos bairros Providência e São Cristóvão possuem as vacinas. “Por essa razão, recomendamos que as pessoas dos grupos prioritários que que não são atendidas nessas duas unidades para que se dirijam até a Policlínica”, ressaltou o secretário. Segundo ele, quando for normalizado o abastecimento de veículos, todas as UBSs receberão doses da vacina. “Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de doses no Município, a vacinação poderá ser ampliada para outros grupos”, disse Paulo Duarte.
O público-alvo da campanha é formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, professores, gestantes, mulheres no período de pós-parto e portadores de doenças crônicas.