Além de manter a imunização desse público em dia, ação busca incentivar a utilização do cartão digital de vacinação
As salas de vacinação das 25 UBSs de Pará de Minas e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) estão funcionando normalmente para atender a Campanha Nacional de Multivacinação de 2021, que vai até o próximo dia 29. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Ela prevê a disponibilização de 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação do público-alvo.
Dentre as vacinas disponíveis nos postos durante a campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10-valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
A Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva, diz que não há mais a recomendação para que seja dado um intervalo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e outra vacina de rotina. “Elas podem ser aplicadas simultaneamente. Se o adolescente ou o adulto tiver alguma vacina em atraso, poderá tomar, mesmo que esteja nos dias dele tomar a da Covid-19”.
Érica também orienta as pessoas fora da faixa etária contemplada pela campanha a levarem seus cartões até as salas de vacina, para atualização e digitação das anotações, de forma que possam acessar o cartão digital de vacinação, disponibilizado no aplicativo Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde. “É importante manter esse registro virtual, pois, caso a pessoa perca o cartão, ainda será possível verificar quais imunizantes ela já tomou. Em todas as unidades de saúde haverá um funcionário capacitado para realizar o registro no sistema”, explica.