Arte em grafite entrou na programação especial, colorindo o entorno da unidade
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD comemorou sete anos de fundação com um grande evento aberto à comunidade, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.
A convite do Centro, mais de 30 grafiteiros de Pará de Minas, Belo Horizonte e Nova Serrana fizeram uma intervenção artística nos muros da vizinhança do bairro São Vicente de Paula e no espaço interno da própria unidade. As cores e desenhos característicos da arte urbana agora compõem o cenário da rua onde se localiza o CAPS AD.
“Nossa intenção foi trazer para o pessoal a arte urbana que está mais focalizada nos polos, nas cidades maiores, nas capitais. Então, quando a cidade é menor, como é Pará de Minas, o pessoal não conhece tanto essa cultura. A partir desse projeto, a vizinhança terá uma visão melhor sobre o que é a arte de rua”, explicou Fábio Batista, grafiteiro. A ideia foi utilizar a linguagem da arte como intervenção no tratamento e como forma de transformação do espaço urbano. Foi com esses propósitos que o CAPS AD e o Grupo 037 Nós por Nós se uniram para concretizar a intervenção artística.
Como explicou a Coordenadora do CAPS AD, Viviane Teixeira, as ações foram um meio de aproximar a comunidade do trabalho que é realizado na unidade. “Trazer a arte para comemorar a singularidade do CAPS AD é muito importante para o tratamento do usuário de álcool e outras drogas, pois faz com que ele se sinta parte da sociedade. E a arte é muito expressiva nessa questão do trabalho. Quisemos trazer o grafite para mostrar que o usuário é uma pessoa que pode produzir, que tem como, por meio da arte, retomar sua vida”, disse Viviane.
As comemorações de aniversário do CAPS AD tiveram ainda shows, distribuição de algodão-doce e pipoca, orientações de saúde e assistência social, além de brincadeiras para as crianças.
Serviços oferecidos
O CAPS AD é um serviço de atenção psicossocial para assistência a pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. Em média, 25 pacientes são atendidos diariamente na unidade em serviços como acolhimento, cuidados de enfermagem, grupos operativos, oficinas terapêuticas, psicoterapia individual e em grupo, atendimento psiquiátrico,clínico e assistência farmacêutica. O CAPS AD conta com uma equipe multidisciplinar, composta por gerente de saúde mental, enfermeiros, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico, psiquiatra, clínico geral, auxiliares de enfermagem, oficineiro e auxiliares administrativos e de serviços gerais.
Localizado na Rua Santa Quitéria, 340, no bairro São Vicente de Paulo, o CAPS AD funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.