![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/DSC_2990.jpg)
Vários eventos gratuitos estão programados para este final de semana. Uma das principais ações será por meio da arte do Grafite.
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde prepara um grande evento para comemorar os sete anos do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas. No dia 30 de novembro, das 12 às 18 horas, e no 1º de dezembro, das 9 às 16h, várias atividades serão realizadas no entorno da unidade que fica no Bairro São Vicente de Paula.
Fazem parte da programação gratuita, apresentações musicais, de teatro e de dança, almoço, distribuição de pipoca e algodão-doce, recreação para crianças e serviços de saúde. Mas, uma das atrações mais aguardadas, é uma intervenção de Grafite nos muros do CAPS AD e de casas da vizinhança. Para isso, a equipe responsável pelo evento convidou grafiteiros do grupo 037 Nós por Nós, de Pará de Minas e também artistas de outras cidades, como Nova Serrana e Belo Horizonte, para dar outra cara à comunidade do entorno da unidade de saúde. “Já trabalho com projetos sociais de grafite em Belo Horizonte e a gente queria trazê-los para Pará de Minas. Vimos nessa ação do CAPS AD uma oportunidade. Conseguimos reunir grafiteiros que são reconhecidos até fora do Brasil e um pessoal que está começando agora a ter um destaque na arte para participar da intervenção”, disse Fábio Batista Pereira, Coordenador do 037 Nós por Nós.
Um dos objetivos das comemorações de aniversário do CAPS AD é promover, por meio da arte, a reinserção social dos usuários e que eles sejam protagonistas da própria história. “O usuário de drogas perde o protagonismo da própria vida, perde a rotina diária por causa desse uso abusivo. Então, nosso trabalho é focar na questão da reinserção social e trazer o paciente para refazer sua vida. É aí que a arte entra significativamente nesse objetivo”, disse Viviane Cristina de Carvalho, Coordenadora do CAPS AD.
O Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas foi inaugurado em 23 de novembro de 2012 e, desde então, atende pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. Hoje, por mês, a unidade mantida pela Prefeitura de Pará de Minas faz em média 80 acolhimentos, 40 atendimentos psicoterápicos, 300 acompanhamentos técnicos de referência e distribuição de medicamentos, 5 mil comprimidos. O CAPS AD também oferece oficinas terapêuticas com média de 300 atendimentos mensais e atendimento familiar.