Pessoas interessadas podem agendar uma visita ao Centro
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a campanha “Amizade não se Compra”, que visa a promover a adoção consciente de cães e gatos. Diversos animais, entre machos e fêmeas, de pequeno, médio e grande porte, estão aptos para a adoção imediata no local.
O abandono de animais nas ruas aumentou bastante durante o período da pandemia, segundo a Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Carolina Campolina. E, embora o CCZ tenha uma estrutura adequada para recebê-los, ela diz que encontrar uma família, disposta a dar uma atenção exclusiva, é sempre o melhor para o bem-estar deles, já que no Centro eles têm de dividir a atenção com outros animais.
Antes de serem encaminhados ao novo lar, os animais são vacinados, castrados e microchipados, como explica Ana Carolina. Para ela, quem adota deve estar disposto a dar carinho e atenção. “Quando vamos adotar, temos de avaliar se o local onde moramos tem estrutura para receber o animal, se temos condições de alimentá-lo, levá-lo para passear e protegê-lo. É um ser que demanda cuidado e responsabilidade”, afirma.
A campanha já está surtindo efeito. De acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde, as pessoas têm comparecido ao CCZ e, somente nesta semana, 11 animais foram adotados. “Nosso objetivo, além de estimular a adoção, é conscientizar as pessoas a não comprarem animais de estimação”, reforça.
A equipe do CCZ conta com agentes de combate a endemias, médicos veterinários e estagiários de Medicina Veterinária. Para manter a segurança das pessoas, as visitas estão sendo agendadas, de segunda a sexta-feira, de 7 às 16 horas, pelo telefone (37) 3231-7817.
Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha “Amizade não se Compra”.