![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/03/reforma-ccz-2019-3.jpg)
A Prefeitura de Pará de Minas prepara a reestruturação e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses. As mudanças devem começar pela gestão dos serviços oferecidos no CCZ. Parcerias com organizações privadas fazem parte das novidades. “Fizemos uma reunião com as ONG’s e associações de proteção animal aqui de Pará de Minas. Montamos uma comissão com representantes delas, da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, do CCZ e da sociedade civil organizada. Desenhamos um projeto de Parceria Público Privada para recolhimento, castração, identificação e realização de feiras de adoção”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal de Saúde.
A reestruturação do CCZ busca reduzir o número de animais de rua e um cuidado maior com este tipo de problema. Mas, segundo o Secretário não há ainda recursos para colocar o programa em prática. “O Centro de Controle de Zoonoses não é um abrigo de animais saudáveis, ele recebe animais doentes que vão passar por tratamento, identificação, castração e doação ou devolução. Se a pessoa não quer mais um animal, ela não pode ir lá e despejá-lo no CCZ”, disse o Secretário.
Outra parte da reestruturação é a ampliação do atendimento veterinário. “Antes tínhamos um veterinário que ficava por 20 horas. Agora, transformamos o CCZ em uma diretoria de controle de zoonoses ambientais com um veterinário à disposição durante 40 horas semanais. O objetivo é ter alguém que possa responder por todo o trabalho realizado no Centro”, concluiu Paulo Duarte.