Clima de fé e emoção acompanhou aproximadamente seis mil fiéis.
No dia 31 de maio católicos de várias igrejas de Pará de Minas reuniram-se no bairro São Pedro para a celebração de Corpus Christi. Pessoas de todas as idades mostraram talento na confecção dos Tapetes Processionais que efeitaram as ruas dos bairros Grão Pará e São Pedro. Os tapetes de Corpus Christi são registrados como Bem Imaterial em Pará de Minas desde de 2010. “Eu estou desde seis horas da manhã participando das confecções dos tapetes, na decoração do altar e fazendo comida para quem está aqui trabalhando. Não tenho palavras para descrever o meu sentimento de gratidão. O que eu fiz foi pouco!”, disse o comerciante do bairro São Pedro, Edvaldo Teixeira, mais conhecido como Natasha. Edvaldo doou 200 pães para os ajudantes tomarem o café da manhã.
A procissão começou às 17 horas com uma surpresa: um helicóptero jogou rosas brancas sobre as pessoas, que cairam como chuva, logo na primeira bênção. Simultaneamente os fiéis balançaram bandeiras brancas, enaltecendo o tema deste ano, Paz. “Estou muito feliz e muito emocionada. A festa está muito bonita!”, disse Sueli Teles, do bairro Santa Clara.
A Banda de Música Lira de Santa Cecília, outro patrimônio cultural de Pará de Minas, registrado como Bem Imaterial desde 2010, acompanhou os fiéis por todo o trajeto. Após o préstito, as alunas da professora Cláudia Melo, do Grupo de Dança Criança é Arte, fizeram, por meio de uma dança, uma homenagem aos presentes, com a música Cantores de Deus. “Nós fizemos uma coreografia que enalteceu o tema paz. A música escolhida foi maravilhosa e caiu como uma bênção para as meninas e todos os presentes. Foi muito emocionante”, disse Cláudia.
Em seguida, o grupo de padres presentes celebraram a missa, realizada em frente à Igreja São Pedro. A banda Católica Ministério Cephas também encantou a todos. As comemorações terminaram com barraquinhas e show da banda católica Ministério Fogo Novo. Os fiéis ainda tiveram a oportunidade de doar alimento à Cidade Ozanan.
A grande celebração de Corpus Christi é uma realização da Forania de Nossa Senhora da Piedade, tendo como vigário forâneo Padre Leonardo Moisés e teve o apoio da Prefeitura de Pará de Minas que forneceu estrutura e logística do início ao fim do evento.