Objetivo das mudanças é tornar as visitas mais seguras e confortáveis para a população
O Cemitério Santo Antônio terá, mais uma vez, alterações em seu funcionamento durante o Dia de Finados, no dia 2 de novembro. A data atrai várias pessoas ao local para visitarem túmulos de conhecidos ou para assistirem à tradicional missa, que, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, não será celebrada. Além disso, um esquema especial de trânsito será adotado, uma vez que o fluxo de veículos no Bairro Nossa Senhora de Fátima costuma ser intenso no feriado.
O Gerente do Cemitério Santo Antônio e do Velório Municipal, João Américo, deu detalhes sobre o funcionamento no dia 2. Ele explica que uma limpeza completa foi feita no cemitério para receber as pessoas, e que tudo está preparado para que as visitas acontecerem da forma mais segura possível.
“Nós vamos abrir as portarias da Avenida João Pinheiro e da Rua Santo Antônio. Em ambas, haverá funcionários distribuindo álcool para a higienização das mãos. Outros funcionários também estarão dentro do cemitério para orientar as pessoas e, caso seja necessário, elas podem recorrer também ao escritório, que estará aberto”.
João Américo diz que o cemitério funcionará das 7h às 17h, e reforça a importância do distanciamento social e do uso de máscara durante as visitas, uma vez que a pandemia não acabou. Ele também faz um alerta importante para quem pretende levar flores:
“A população já tem ideia do que é isso, mas não custa frisar que os vasos de plantas têm de ter um furo embaixo e vir com areia. A intenção é justamente evitar o acúmulo de água que podem virar focos do mosquito da dengue”, observa.
Já o responsável pelo Departamento de Trânsito e Transportes da Prefeitura, Pedro Paulo dos Santos Alves, diz que haverá alterações no trânsito na região do cemitério durante o feriado. O objetivo é melhorar a circulação de veículos e dar mais conforto aos pedestres. Fiscais da Prefeitura farão o controle do tráfego nas redondezas.
“Vamos fechar o trânsito na Rua Santo Antônio, nas esquinas com as ruas Alferes Reo e Ceará. Isso é para evitar acidentes. Recomendamos que as pessoas estacionem seus veículos na parte do fundo do cemitério, pois o portão estará aberto e o acesso é mais fácil. Além disso, o estacionamento do Velório estará disponível”, explica.