Evento contou com a primeira apresentação pública do Plano Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas
A Subsecretária de Estado de Políticas sobre Drogas, Soraya Romina, esteve em Pará de Minas, na manhã da última sexta-feira (9), para apresentar, em primeira mão, ao Prefeito Elias Diniz, aos membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) e aos conselheiros municipais de saúde, o Plano Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas. O evento, realizado no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins, também contou com a presença do Vice-Prefeito e Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, do Secretário de Saúde, Wagner Magesty, e do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina.
Soraya disse que Pará de Minas foi a primeira cidade escolhida para receber uma apresentação do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados, Tratamento e Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, devido ao reconhecimento do Estado ao trabalho sério desenvolvido no Município, através do Comad. “Nosso objetivo hoje é o de fazer uma apresentação das diretrizes que compõem esse plano e estimular, cada vez mais, o Conselho a desenvolver esforços por uma agenda ainda mais plural, interativa e intersetorial. O Comad é um ‘case’ de sucesso. Uma referência para o Estado. Então hoje viemos fazer uma interação: apresentar a perspectiva proposta pelo Governo do Estado, mas também aproximar cada vez mais a nossa ação daquilo que é desenvolvido de forma absolutamente brilhante pelo Município de Pará de Minas”.
Segundo a Subsecretária, a expectativa é que Pará de Minas e os outros 852 municípios mineiros possam formalizar uma adesão ao Plano Estadual apresentado, para fortalecer, principalmente, a agenda da prevenção no Estado. “Queremos transformar Minas Gerais em um território de prevenção às drogas, sobretudo com atenção às nossas crianças e adolescentes. Sabemos que o acolhimento, o tratamento é um processo muito difícil e dolorido, marcado muitas vezes por mais recaídas do que um processo contínuo de superação da condição em que o sujeito vive”, ressaltou.
Durante o evento, a Presidente do Comad, Viviane Carvalho, falou sobre as iniciativas do Conselho, e afirmou que Pará de Minas vem sendo valorizada, principalmente pelo Estado, pelas medidas adotadas no campo da política de drogas. Para ela, a visita da Subsecretária é uma mostra da força da rede que está sendo construída na abordagem ao usuário de álcool e outras drogas. “Lembrando que temos o Caps AD, o Centro Pop, as Comunidades Terapêuticas, além da Secretaria de Saúde e todas as Secretarias Municipais. Porque esse olhar para o usuário tem de ser multiprofissional, para garantir a reinserção social”.
De acordo com Viviane, O Plano Mineiro vem para fortalecer o Plano Municipal, desenvolvido durante a IV Semad. Ambos têm como eixo central a prevenção. “Sem a prevenção, o Conselho não alcança seu objetivo. Essa sementinha deve ser plantada dentro de casa, pelas famílias. Assim, vamos fortalecer a sociedade e tornar o olhar dela mais acolhedor e menos preconceituoso”, afirmou.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, o contexto da pandemia tem motivado as pessoas a recorrerem às drogas e ao álcool, como forma de amenizar o sofrimento psicossocial. Por isso, é tão importante discutir essas questões no momento. “É uma honra poder receber a Subsecretária aqui e sermos o primeiro Município a ouvir a apresentação da política do Estado sobre um tema tão relevante. Isso é consequência do bom trabalho feito pelo Comad”, disse.