Prédio histórico será devolvido ao Município de Pará de Minas.
O prédio da antiga estação ferroviária será devolvido ao Município no próximo dia 31 de janeiro. De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, o encerramento antecipado do contrato de cessão de uso foi uma decisão conjunta entre a Prefeitura e os empresários que hoje são os responsáveis pelo espaço. “Fizemos um acordo junto ao Ministério Público e aos proprietários do contrato de cessão no sentido de retornar esse patrimônio para a Secretaria Municipal de Cultura”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.
A decisão foi tomada para garantir a preservação do imóvel que é tombado como patrimônio cultural de Pará de Minas. “Uma das cláusulas mais importantes do contrato de uso é a preservação e conservação do patrimônio histórico. Isso é acompanhado e fiscalizado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas. Ao longo dos anos, desde que assumimos em 2017, encontramos diversos problemas com relação à manutenção do espaço. Quando se trata de um bem tombado, é preciso ter cuidados muito específicos. Como o prédio era frequentado por um número grande de pessoas, a estrutura física foi comprometida. Acompanhamos isso junto com o Ministério Público”, detalhou Paulo.
O imóvel a partir de fevereiro estará sob responsabilidade da Administração Municipal. “Nossa intenção não é tirar algum espaço de lazer da cidade, mas é uma preocupação com o patrimônio tombado, que uma vez danificado, não é possível reavê-lo mais. O custo para manter o prédio do jeito que estava, com grande circulação de pessoas, é muito grande, ficava inviável para o próprio empresário cuidar disso da maneira que a lei determina. Por isso em comum acordo tomamos essa decisão”, explicou o Secretário.
A Prefeitura de Pará de Minas agora vai utilizar a antiga estação ferroviária como espaço cultural. “A Praça já é um eixo cultural com a Casa da Cultura, a Escola de Música e o Teatro Municipal. A Secretaria de Cultura ainda não deu uma definição exata de como será usado o prédio, a princípio será um espaço multiuso”, disse Paulo Duarte.
Em relação à sala de cinema, o Secretário explicou que “o projeto Cine Cultura, que hoje acontece no Teatro, será levado à sala. Ainda há um projeto da abertura de um cinema em Pará de Minas no mês de julho. Estamos conversando com a empresa que vai abrir essa sala, por que se realmente eles forem inaugurar o espaço, é um prazo muito curto para investirmos na manutenção do cinema que hoje existe na estação e mantê-lo aberto. De toda forma, em breve, a nossa sala perderá a eficiência, a outra será mais moderna e ampla”.
A antiga Estação Ferroviária
Foi construída um ano após a inauguração do ramal ferroviário em 1913. A estação seguiu o traçado do construtor italiano Amedeo Celso Grassi. A Estação Ferroviária foi a porta de entrada para o progresso de Pará de Minas no início do Século XX, quando tudo que se produzia e consumia na cidade e região era transportado pela ferrovia. Os registros históricos contam que a população se aglomerava junto à estação para assistir aos embarques e desembarques dos trens e o apito da “Maria Fumaça” se tornou uma referência do tempo para a cidade, assim como os sinos das igrejas.
Em 1988, o ramal foi desativado por ter sido considerado uma linha deficitária, apesar dos protestos da população. Após passar por outras funções de uso, foi adquirido pelo Município em 1999. No ano 2000 o prédio se transformou em Estação do Pará Cine-Café. O imóvel localizada na Praça Torquato de Almeida, 177, Centro, foi tombado pelo Município em 13 de abril de 1998, pelo Decreto Nº 2768.