Regulação do SUS determinou cancelamento dos procedimentos agendados em todos os hospitais da região. Cirurgias de urgência e emergência estão mantidas.
A Central de Regulação do SUS cancelou por dez dias a realização de cirurgias eletivas. A decisão afetou todos os hospitais da macrorregião de saúde de Divinópolis, inclusive o Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Todas as cirurgias eletivas foram canceladas. Todos os hospitais da macrorregião estão proibidos de realizar cirurgias que não sejam de emergência ou urgência por dez dias. Fizemos contato com os pacientes informando a situação”, disse Paulo Duarte, Interventor do HNSC.
A suspensão das cirurgias foi motivada pela grande quantidade de cirurgias de emergência realizadas pelo SUS na região. “Os procedimentos chamados de eletivos são programados, os de urgência e emergência não podem esperar. Há uma superlotação na macrorregião de demandas de urgência e emergência, os hospitais estão lotados, precisando de leitos para receber esses pacientes. Os hospitais não estão conseguindo vagas para transferência. Por isso, o SUS fez o bloqueio das cirurgias eletivas. Aqui em Pará de Minas, enfrentamos essa dificuldade em transferir os pacientes, não estamos conseguindo vagas e alguns estão sendo mantidos na UPA 24 horas”, explicou Paulo Duarte.