Espaço que homenageia João Batista Leite, ocorreu dentro do projeto Minas em Destaque
O Centro Municipal de Educação Infantil José Queiróz, localizado no bairro Santos Dumont, ganhou o mais novo espaço cultural de Pará de Minas: a Galeria de Arte João Batista Leite. Inaugurada na última sexta-feira, 26 de abril, dentro das atividades desenvolvidas pelo CMEI no projeto Minas em Destaque, ela homenageia o artista, reconhecido principalmente pelo trabalho com arte-educação e pelos presépios que monta.
A inauguração contou com a presença de todas as turmas do cmei. Desde os alunos mais novos, do Berçário, até os de cinco anos participaram da homenagem, apresentando números artísticos em que João Batista era o centro das atenções. Atualmente lotado na Secretaria Municipal de Educação, o artista tem dado um colorido especial aos prédios de escolas, creches e cmeis da rede municipal, por meio de pinturas especiais e de painéis temáticos.
Presente à inauguração, a Secretária Municipal de Educação, Marluce de Souza Pinto Coelho, considerou que o Minas em Destaque foi uma ótima oportunidade para o reconhecimento público ao trabalho de João Batista. “Além de ser um excelente artista, ele é uma pessoa muito humana. Foi um presente que recebemos”, disse. A diretora do CMEI José Queiróz, Maura Lúcia de Faria, explicou que a unidade de ensino elegeu a arte como o tema a ser trabalhado no projeto. Depois, partiram para a escolha do homenageado e o nome de João Batista surgiu naturalmente. “João Batista trabalha com todas as escolas e cmeis. Além disso, ele ministra oficinas para os educadores, levando a arte para o ambiente escolar. Estamos muito felizes em homenageá-lo”, afirmou. A especialista em educação que atua no CMEI José Queiróz, Maria Isabel Varela Grassi, explicou que “a proposta da inauguração da galeria de arte foi criar um espaço cultural que dialogasse com o universo infantil, fugindo da forma tradicional e convencional, onde as crianças possam vivenciar experimentações diferentes, com materiais diversos”. Emocionado, o homenageado disse estar sem palavras diante do carinho dos educadores e alunos. “Estou muito feliz. Trabalho em escolas há muito tempo, levando a arte e a cultura para junto da educação, com reciclagem, jogos e brincadeiras pedagógicas”, finalizou.