Pará-minenses devem redobrar
cuidados para evitar focos do Aedes aegypti
Aproveitar o isolamento social e a permanência em casa para evitar a disseminação do coronavírus com os cuidados na prevenção à dengue. Essa é a recomendação do Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty aos pará-minenses. “Infelizmente, temos mais de 2 mil casos de dengue notificados e 722 confirmados. Chegamos a um limite extremamente preocupante. Pedimos que, neste momento em que o isolamento social é recomendado e que as famílias estão em casa, para que todos façam a sua parte no combate à dengue”, acrescenta.
A Prefeitura de Pará de Minas decretou Situação de Emergência em virtude do surto de dengue e reabriu a unidade sentinela na Policlínica, aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 16 horas, para atendimento exclusivo a pessoas com sintomas da doença. “A Secretaria Municipal de Saúde mantém uma estrutura de retaguarda para atender aos pacientes com dengue mas, sem o apoio da população, dificilmente, conseguiremos vencer a guerra contra o Aedes aegypti”, afirmou.
O Gerente de Combate a Endemias, Adailton Moreira, também destaca que o cuidado com a dengue deve ser intensificado durante a quarentena. “Todos nós sabemos que a situação do coronavírus é muito grave. Devemos nos preocupar com a dengue também”, considera. Ressaltando que a maior parte dos focos do transmissor da doença está dentro das casas, Adailton pede o apoio da população. “Nos ajudem nessa guerra contra o mosquito”, disse Adailton.
Ele lembra que as orientações permanecem as mesmas. “As pessoas devem vistoriar quintais, conferir as calhas, os bebedouros de animais e eliminar latas, garrafas e tudo que armazena água. Dentro de casa, devem ficar atentas à bandeja de água da geladeira, e aos vasos de plantas”, explica.